top of page

Neltur começa visitas monitoradas Horto do Fonseca em Niterói

Rio de Janeiro, 28/6/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR) e a Administração Regional do Fonseca, numa parceria com o CIETH – Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria -, iniciou no último dia 22, visitas monitoradas, gratuitas, no Horto do Fonseca.

Os monitores da Neltur, juntamente com estudantes de Guia de Turismo do CIETH, acompanharão essas visitas programadas para todos os dias da semana, nos horários de 10h, 12h, 14h e 16h, cujo ponto de encontro é no CAT – Centro de Atendimento ao Turista do Horto, localizado na Alameda São Boaventura 770, Fonseca – Niterói.

Os interessados devem fazer agendamento prévio pelo email hortovisitamonitorada@gmail.com ou via WhatsApp (21)3611-3828 ou pelo telefone 0800 282 7755.

“Conhecido como Horto Botânico de Niterói, com pistas de skate, patins, bicicletários, playground para crianças, uma intensa área para caminhadas, o Horto Botânico de Niterói é uma das principais áreas de lazer da cidade”, afirma André Bento, presidente da Neltur. “É uma área ambiental que abriga uma parcela significativa das áreas verdes da cidade com suas funções ecológicas, paisagísticas e recreativas”, destaca André.


“O turismo tem muita importância no Horto do Fonseca, tanto por ser um ponto turístico, localizado na Zona Norte de Niterói, mas também por ser um local que oferece muitos atrativos, conferindo um espaço para atividades diversificadas e múltiplas, tanto para os moradores como para turistas. Com essas visitas monitoradas a Neltur enriquecerá os conhecimentos e aprimorar as formas de explorar as riquezas naturais existentes ali, confirmando que o Horto do Fonseca é um local pronto e, depois das intervenções feitas pela Prefeitura, tornou-se ainda mais agradável e aprazível para se apreciar e explorar ao máximo”, afirmou Bento.

As visitações seguirão um roteiro: Parte 1 - Skate Park; Parte 2 - História do Horto do Fonseca (em frente ao palco); Parte 3 - Palácio Euclides da Cunha onde também poderão ouvir sua história; Parte 4 - Viveiro de Mudas e Ginásio; Parte 5 - Orquidário; Parte 6 – Pau-Brasil/Paisagismo/Altar e; Parte 7- Pau-Mulato/Preservação do Meio Ambiente/Lago.

Na Parte 1 os monitores contam o que havia no espaço antes de se tornar o Skate Park Duda Neves, explicando o motivo desta nomeação; Na Parte 2 os visitantes param em frente ao palco do Horto Botânico e ouvem uma breve história do Horto; Na Parte 3 os visitantes ficam em frente ao Palácio Euclides da Cunha e ouvem a sua história e algumas curiosidades sobre o mesmo; Na Parte 4 conhecem o Viveiro de Mudas, descobrindo sua importância para o Estado, além de conhecerem também o Ginásio; Na Parte 5 o Orquidário é mostrado e algumas curiosidades sobre o seu passado são conhecidas; Na Parte 6 os visitantes ficam parados em frente a uma árvore de Pau-Brasil e ouvem sobre o paisagismo do Horto; Na Parte 7 que é a última, os monitores falam curiosidades sobre a árvore Pau-Mulato e a necessidade de preservação do meio ambiente, além de contarem uma breve história ocorrida no Lago do Horto.



Comentários


bottom of page