Rio de Janeiro, 17/7/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Esse evento comemorativo, mais conhecido como “Portões Abertos”, visa valorizar o grande pioneiro da Aviação, Santos Dumont, que foi o primeiro a alçar voo com um aeroplano “mais pesado que o ar” sem auxílios externos em 1906, em Paris (França). Nos dois dias de evento, o público contará com uma atmosfera familiar, alegre e festiva, podendo curtir apresentação de aeronaves civis e militares; exposição histórica de aviões, em particular da réplica do caça “Gripen” da FAB; oficinas educativas para todas as idades, praça de alimentação e muito mais. Especialmente, no dia 29 de julho, terá a demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
Os visitantes poderão “explorar” todo o Museu Aeroespacial, que possui um amplo espaço expositivo com salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação - EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros. Nessa verdadeira viagem no tempo, as famílias terão a oportunidade de apreciar as mais de 70 aeronaves históricas expostas como exemplo: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Pilatus, F-5, A-29 Super Tucano, B-25, C-47, Mirage III e Mirage 2000, C-130, Electra e muitas outras.
Pode-se ressaltar ainda que no evento organizado em parceria com a empresa promotora 2A Eventos, o público terá a disposição: ampla praça de alimentação com várias opções de refeições e lanches; parque de diversões; exibição de filmes históricos; demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont, como as várias lembranças exclusivas oferecidas pela loja mineira “Petit Dumont”; entre outros entretenimentos.
O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para PCD (Pessoas Com Deficiente), estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial ( www.fab.mil.br/musal ).
Serviço:
Data: 29 e 30 de julho de 2023
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Mal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos - RJ
“Mês de Dumont”
Para a Força Aérea Brasileira (FAB), 2023 marca o ano do sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont. Herói nacional, Patrono da Aeronáutica Brasileira... Muitos são os títulos dedicados a este que foi uma das grandes personalidades da humanidade. Mineiro, Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, um dos bens tombados sob tutela da FAB. Assim, este memorável ano está revestido de um significado único para a Força Aérea Brasileira (FAB) e diversas comemorações estão sendo realizadas em todas as Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER).
MUSEU AEROESPACIAL - MUSAL
Criado em 31 de julho de 1973, o MUSAL é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul, tendo por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, por intermédio de seu acervo. Ao longo dos seus 50 anos de existência, o Museu Aeroespacial oferece ao público atividades culturais e educacionais, as quais aproximam seus visitantes a temáticas relacionadas à aviação e à História da Força Aérea Brasileira. Utilizando-se de um vasto acervo disposto em diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos, o Museu Aeroespacial se torna espaço de construção de conhecimento e de entretenimento de forma inclusiva.
Comments