top of page

Mulheres de Maricá podem se inscrever para curso de construção civil nesta quinta-feira (11)

Rio de Janeiro, 10/5/2023

Por Redação GBNEWS

Foto: Faquéco Corrêa

O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil, realizado pelo Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada (IPPCAMI), em parceria com a Petrobras, recebe inscrições amanhã (11) para cursos gratuitos para mulheres de Maricá. Ao todo, são oferecidas 60 vagas voltadas para mulheres com idades entre 18 e 45 anos e escolaridade a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. O curso tem o apoio de Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho.


As interessadas devem comparecer, das 8h às 12h, na sede do GRES União de Maricá, às margens da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) na altura do km 29, no bairro do Flamengo, com os documentos de identidade e CPF. O curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. A formação é gratuita e as alunas receberão bolsa-auxílio nos últimos três meses, lanches durante as aulas, kit ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional de mulheres para atuação na construção civil, ampliando oportunidades de autonomia econômica e resgate da cidadania. Serão oferecidas turmas nos municípios de Itaboraí, Maricá e São Gonçalo. A meta é certificar, em três anos, 300 mulheres de baixa renda, chefes de família e desempregadas. As áreas de formação estão relacionadas à construção civil, tais como: pedreira polivalente, bombeira hidráulica, carpinteira de obras, eletricista, ladrilheira e pintora. O projeto também realizará a reforma de cinco espaços com o objetivo de fortalecer instituições locais.

Histórico do projeto

Idealizado pela engenheira civil Deise Gravina, o projeto Mão na Massa é realizado desde 2007 em parceria com a Petrobras, tendo já qualificado mais de 1.400 mulheres, que hoje trabalham em empresas do setor, integram cooperativas ou são microempreendedoras individuais. A proposta é norteada pelos princípios de valorização da mulher, de igualdade de oportunidades e de resgate da cidadania.


“Eu creio que o Mão na Massa dá autonomia às mulheres e investe na certeza de que homens e mulheres podem fazer os mesmos tipos de trabalho. Essa igualdade de oportunidades é fundamental para derrubar mitos que registrem o espaço de atuação profissional da mulher. É uma revolução que o projeto promove e eu me sinto muito gratificada em fazer parte dela. Mais do que construir prédios, estamos construindo pessoas, vidas. Essa é a grande realização da minha vida.”, explica Deise Gravina.

Sobre o IPPCAMI

Existente há mais de 100 anos, o Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada atua no atendimento socioeducativo de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece, gratuitamente, serviços na área de Educação e de Assistência Social, nos eixos Proteção Básica e Mundo do Trabalho. Diariamente, atende mais de 400 crianças e adolescentes, na creche e no Projeto Brincando e Estudando, que visa à educação integral e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


Comments


bottom of page