Rio de Janeiro, 17/9/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Uma reunião nos próximos dias entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador Cláudio Castro (PL), vai selar o destino da BR-040 e a nova pista de subida da serra dois dos principais pontos de gargalo ao desenvolvimento econômico de Petrópolis. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), em reunião de trabalho do movimento empresarial Petrópolis 2030 na sexta de manhã (15) com mais de 100 empresários, incluindo líderes de entidades representantes de setores econômicos e da sociedade civil no espaço Locanda Centro Histórico. O encontro foi uma ação do movimento empresarial que congrega 25 entidades do município.
A iminência de uma resolutiva para a gestão da BR-040 e as obras previstas confirmadas pelo ministro em telefonema a Washington Reis momentos antes da reunião, informação apresentada ao empresariado presente.
“Há perspectiva de uma nova licitação com edital a ser lançado ainda este ano ou a prorrogação do contrato atual, ambas possibilidades com aceite do Tribunal de Contas da União. O ministro vai agora definir qual o modelo. Cabe ao Estado cobrar celeridade neste processo e ainda as obras previstas como a nova pista de subida da BR-040 que precisa ser feita com urgência. O governador luta pelo tema pela importância da rodovia para o Estado e estamos presentes neste processo de forma contundente”, afirma Washington Reis.
Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e líder do movimento empresarial Petrópolis 2030, abriu a reunião enfatizando a importância dos projetos para o desenvolvimento da cidade.
"Queremos um cronograma de execução detalhado para que possamos acompanhar esse passo a passo e não deixar nenhum item sem o foco da sociedade como ator importante na fiscalização dos projetos. Esse papel é fundamental e não abrimos mão dele porque nossa cidade não pode mais ficar parada no tempo”, pontuou, lamentando um atraso de duas décadas sem Petrópolis receber ações de infraestrutura para garantir um melhor acesso e mobilidade.
O presidente da CDL Petrópolis também mostrou a projeção de prejuízos com a falta da nova pista de subida da serra estimada em R$ 100 milhões anuais pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) decorrentes de acidentes, atrasos, veículos quebrados, interrupções na estrada, mortes e feridos.
“A BR-40 é a principal via de acesso aos mais dois milhões de turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e emissão de matéria prima para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos mais de 10 mil petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana”, listou Cláudio Mohammad.
Comments