Rio de Janeiro, 26/5/2022
Por Gilson Barcellos
Fotos: Agência GBNEWS
Ônibus híbrido tarifa zero iniciou os testes com um "rolezinho sustentável" pelo centro de Maricá
Como parte das comemorações dos 208 anos de emancipação político administrativa de Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT), secretários municipais, imprensa e convidados, deram um rolezinho pela cidade no ônibus híbrido dirigido por Raul Silvano, concursado e motorista número um da Empresa Pública de Transporte (EPT).
Raul há 6 anos fez concurso e foi aprovado para dirigir os ônibus vermelhinhos tarifa zero que circulam por toda Maricá. “Eu trabalhava como motorista e operador na Shell. Fiz o concurso, passei e agora tenho o privilégio de dirigir o ônibus piloto que muito em breve terá uma frota circulando pela cidade”, disse Raul ao GBNEWS que também participou do “rolezinho sustentável”.
Antes do embarque para o “rolezinho”, o prefeito Fabiano Horta (PT), disse que Maricá será a primeira do Brasil a fabricar ônibus híbridos, num projeto realizado em parceria com a UFRJ.
Vice-prefeito Diego Zeidan (PT), prefeito Fabiano Horta e 1ª dama Rosana Horta
“O objetivo é ser referência na utilização dos veículos que irá renovar a frota dos ônibus tarifa zero, conhecidos como “vermelhinhos”, que circularão sem emissão de carbono. Desta forma, o projeto trará para a cidade três tipos de transporte coletivo elétrico híbridos: ônibus de hidrogênio, de etanol e puramente elétrico”, disse o prefeito.
O desenvolvimento é realizado Coppe/UFRJ, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá) e a EPT (Empresa Pública de Transportes).
Esse projeto vai permitir que Maricá tenha participação intelectual na tecnologia, o que resultará no recebimento de royalties da patente dos ônibus, que serão produzidos em linha de montagem instalada no próprio município.
Raul teve o privilégio de ser o primeiro a dirigir o ônibus híbrido
Esse protótipo circulará pelas ruas da cidade e após a fase de testes, durante dois anos, o município escolherá por uma ou mais das três tecnologias em experiência, avançando no processo de descarbonização da frota municipal.
Após a fase de testes, que se estenderá por 24 meses, a cidade fará a escolha por uma ou mais das três tecnologias em experiência, avançando no processo de descarbonização da frota municipal.
Após o “rolezinho”, Horta, seu vice Diego Zeidan (PT) e comitiva foram para a inauguração do Laboratório de Inteligência Ambiental! O Projeto Aequor vai contar com seis laboratórios e fará análises da água, sedimentos e fauna das lagoas, rios e canais da nossa cidade.
O presidente da CODEMAR, Olavo Noleto, recebeu o prefeito e comitiva para a inauguração do Aequar - Laboratório de Inteligência Ambiental
Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Olavo Noleto, o Aequor é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem por finalidade o monitoramento e preservação ambiental. “A gente segue aqui sonhando, trabalhando e realizando grandes entregas!”, disse.
Comments