Rio de Janeiro, 26/7/2024
Por Redação GBNEWS
A grande campeã do carnaval no Rio, carnavalesca Rosa Magalhães, morreu de infarto na noite desta quinta-feira (25), aos 77 anos. Nos 50 anos dedicados ao carnaval, conquistou títulos por várias escolas, ganhou prêmios e dirigiu uma cerimônia olímpica.
A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) lamentou a morte e definiu Rosa como uma carnavalesca que fez história. Veja algumas escolas que também prestaram homenagens redes sociais.
Dona de oito títulos no Carnaval carioca, atuou nas escolas de samba Beija-Flor, Império Serrano, Tradição, Estácio de Sá, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha, Vila Isabel, Mangueira, São Clemente, Portela e Paraíso do Tuiuti. Teve passagem, também, pelos desfiles de São Paulo.
Além das vitórias na Sapucaí e de muitos troféus no Carnaval, os principais prêmios de Rosa Magalhães foram o Emmy de Melhor Figurino, pela abertura Jogos Pan-Americanos de 2007; dois prêmios MinC; prêmios Carlos Gomes; Ordem do Mérito Cultural; e Medalha de Prata, oferecida pelo governo da Áustria. Formada pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, Rosa Magalhães também foi professora da instituição. Assinou figurinos e cenários para dezenas de espetáculos teatrais.
Comentarios