top of page

Moradores do Jacarezinho fazem manifestação e imprensa internacional repercute operação na favela

Rio de Janeiro, 07/5/2021

Por Gilson Barcellos

Fotos: Reprodução/TV Globo

Moradores da Favela do Jacarezinho estão fazendo neste momento uma manifestação em frente a Cidade da Polícia na Av. Dom Helder Câmara, Zona Norte do Rio. A imprensa internacional repercute a operação policial realizada nesta quinta-feira (06) na comunidade, que deixou saldo de 25 mortos, sendo um policial e seis presos. A ONU pede investigação independente da operação que durou 9 horas com a mobilização de 200 policiais civis, carros e helicópteros blindados.


Portando faixas e cartazes, os moradores do Jacarezinho pedem justiça e o fim de massacres. A operação policial de ontem foi a mais letal da história do Rio de Janeiro. Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) e são liberados com o reconhecimento dos familiares.

Jornais de diversas partes do mundo destacaram a operação mais letal da Polícia Civil . Na Inglaterra, por exemplo, o jornal The Guardian chamou a atenção para as fotos do local, que mostravam sangue e balas cravejadas nos muros. "At least 25 killed in city’s deadliest police raid on favela — Pelo menos 25 mortos na operação policial mais mortal da cidade na favela", dizia a chamada do jornal.


Já o New York Times, dos Estados Unidos, citou as falas de ativistas de Direitos Humanos e a imprensa, que afirmaram que a operação foi a recordista de mortes. "Policiais e ativistas de direitos humanos consideraram a operação de quinta-feira em um distrito controlado por traficantes de drogas a mais letal da história da cidade".

O jornal americano lembrou também que na ação, dois passageiros ficaram feridos enquanto estavam dentro do metrô, na estação Triagem.


Já a rede BBC afirmou que o Rio de Janeiro é um dos estados mais violentos do Brasil. Disse ainda que vastas áreas estão sob o controle de criminosos, muitos deles ligados a poderosas gangues do narcotráfico.


A Polícia Militar acompanha de perto a manifestação e também ocupa as principais entradas da Favela do Jacarezinho.



Comments


bottom of page