top of page

Moda sustentável na passarela do Caminho Niemeyer em Niterói

Rio de janeiro, 22/10/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Será que a indústria da moda finalmente caminha para deixar de ser uma das mais poluentes do planeta? Se depender dos profissionais que apresentarão suas criações no desfile da School Models Fashion Show – Moda Sustentável na Passarela, em 16 de novembro, como uma das atrações do Festival Cidades Eco Criativas, esse é o caminho. O festival acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, no Caminho Niemeyer, em Niterói, numa realização do Instituto Niemeyer e da Contato Eventos com apoio da Prefeitura de Niterói. Na passarela, técnicas como upcycling, patchwork, slow fashion, moda circular, reuso de tecidos e reciclados transformados em roupas, calçados e acessórios.

 

“A proposta do Festival e, por consequência, do School Models Fashion Show – Moda Sustentável na Passarela, é a de apresentar um desfile show com marcas que tenham o conceito sustentável. Dessa forma, reunimos oito marcas com estilos diversificados em seu processo de sustentabilidade, que têm como pilares a redução do impacto ambiental, principalmente em relação ao uso dos recursos naturais, emissão de gases e geração de resíduos”, explica Francisco Martins.

 

O desfile tem entrada franca e começa às 19h, numa passarela de 60 metros montada a partir da rampa da Fundação Oscar Niemeyer beirando o espelho d’água em torno do prédio. Cerca de 60 modelos exclusivos da School Models desfilarão todas as criações começando pela moda praia em materiais sustentáveis, seguida dos modelos esportivos/street wear em tecidos biodegradáveis, fator UV e marcas participantes de programas de gerenciamento de descartáveis de resíduos; depois, a moda circular com reutilização de peças usadas; slow fashion com matérias primas naturais e artesanais e, fechando, criações da moda autoral upcycling, patchwork e atemporal que transformam peças usada que ser iriam ser descartadas numa nova peça.

Pela passarela passarão jaquetas que um dia já foram guarda-chuva, looks para lá de modernos nascidos a partir de uniformes da Enel, vestidos de noiva em tecidos com garrafas pet na composição, tingimento com frutas e temperos naturais, entre outras propostas sustentáveis e inovadoras. As criações levam a assinatura de Lahanna Brand, Almir França, RELEVO, Oficina Muda, Atelier Holif, Anhanguera Moda, AMASSÔ, Aluminiun Eco Joias, SÀVORY e My Gosh.

 

 

Comments


bottom of page