Rio de Janeiro, 13/8/2021
Por Gilson Barcellos
A Sexta-feira 13 não começou bem para o ex-deputado e armamentista Roberto Jefferson que foi preso em casa no interior fluminense
O presidente nacional do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson, foi preso na manhã desta sexta-feira 13, em sua casa na cidade fluminense de Levy Gasparian.
Agentes da Polícia Federal cumpriram o mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que em seu despacho afirma que o político integra o “núcleo político” de uma possível organização criminosa que tem como objetivo “desestabilizar as instituições republicanas”. Na decisão, o ministro ainda determinou o bloqueio das contas de Roberto Jefferson nas redes sociais, que eram usadas para os ataques.
Segundo Alexandre de Moraes, Jefferson "incitou, por mais de uma vez, a prática de crimes (invasão ao Senado Federal, agressão a agentes públicos e/ou políticos etc), ofendeu a dignidade e o decoro de ministros do STF, senadores integrantes da CPI da Covid-19 e outras autoridades públicas". A decisão aponta ainda que o ex-deputado atuou com o "nítido objetivo de tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir o processo eleitoral, com ataques institucionais ao Tribunal Superior Eleitoral e ao seu ministro presidente".
Na fundamentação, Moraes ainda afirmou que Roberto Jefferson "pleiteou o fechamento do Supremo Tribunal Federal, a cassação imediata de todos os ministros para acabar com a independência do Poder Judiciário, incitando a violência física contra contra os Ministros, porque não concorda com os seus posicionamentos". Disse ainda que a repetição desses atos é "gravíssima, pois atentatória ao Estado Democrático de Direito e às suas instituições republicanas".
O pedido de prisão preventiva foi feito pela Polícia Federal dentro do inquérito que investiga uma organização criminosa digital contra a democracia.
Roberto Jrefferson presta depoimento na sede da Polícia Federal no Centro do Rio, depois faz exame de corpo de delito e em seguida será levado para a Cadeia Pública em Benfica.
Comments