top of page

Maricá vai receber Fórum Mundial de Economia Solidária em 2027

Rio de Janeiro, 08/6/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

(França) - O tour da delegação de Maricá pela Europa segue trazendo oportunidades de negócio e desenvolvimento social para a cidade. Nesta sexta-feira (07) o grupo, que tem a presença do pré-candidato a prefeito Washington Quaquá (PT), se reuniu com o presidente do Departamento de Gironda, na França, Jean-Luc Gleyze. Na pauta do encontro, realizado em Bourdeaux, foram debatidos temas como economia solidária, agricultura familiar e cooperativismo. Ao final da reunião, Quaquá revelou que Maricá será a primeira cidade brasileira a fazer parte do Fórum Global de Economia Social e Solidária (GSEF), grupo que reúne cerca de 90 municípios do mundo inteiro. Confirmou também que em 2027 a cidade será sede um encontro mundial do GSEF.

 

“Essa foi uma agenda muito importante nessa política de fazer de Maricá uma cidade mundialmente reconhecida como solidária, tecnológica, empreendedora, turística e inovadora. O encontro foi ótimo e conectado com o meu objetivo de fortalecer a economia da família e das pessoas, gerando emprego e renda para a população maricaense”, completou Quaquá.

 

A comitiva visitou também o mercado da cooperativa dos produtores locais, experiência que Maricá planeja replicar nos próximos meses. 

Mumbuca para o mundo

 

Mais cedo a delegação, da qual faz parte também o vice-prefeito licenciado e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Solidário do Rio de Janeiro, Diego Zeidan (PT), visitou a prefeitura de Bourdeaux, onde foi recebida pelo prefeito da cidade, Pierre Hurmic. O grupo conheceu a cooperativa de energia solar criada pela prefeitura da cidade francesa, famosa pela qualidade dos seus vinhos. Ainda houve um encontro com deputados locais que estavam interessado em conhecer mais detalhes da Mumbuca, a moeda social maricaense. Gironda está desenvolvendo um projeto semelhante ao implantado por Maricá em 2013, mas ainda em pequena escala.

Commenti


bottom of page