Maricá tem Operação Verão neste feriadão de N.S. Aparecida

Rio de Janeiro, 10/10/2021

Por Redação GBNEWS

Foto: Marcos Fabrício

Muito procurado por turistas nos fins de semana e, principalmente nos feriadões, o município de Maricá, distante apenas 50 km do centro do Rio, montou a Operação Verão neste feriadão de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil.

A Operação Verão que começou neste sábado (09) e vai até terça-feira (12), mobiliza 512 servidores das Secretarias de Trânsito e Engenharia Viária, de Ordem Pública e Gabinete Institucional e de Proteção e Defesa Civil.


Trânsito e Engenharia Viária

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária disponibilizou 172 funcionários, entre orientadores de trânsito (160), apoiadores operacionais (08) e agentes de trânsito (04) para garantir a fluidez do trânsito em toda cidade e apoiar todos os eventos que estejam de acordo com o Ministério Público.

Também são feitas interdições em áreas públicas. Em Araçatiba, o trecho da Rua Álvares de Castro próximo da Praça Tiradentes fica fechado para os veículos todos os domingos, das 8h às 19h.

No Farol de Ponta Negra, o acesso ao ponto turístico será controlado nos sábados, domingos e feriados para garantir a contemplação da paisagem de forma segura. Já em Itaipuaçu, na Praia do Recanto, o acesso ficará restrito aos veículos quando as vagas do estacionamento rotativo estiverem ocupadas.

Ordem Pública e Gabinete Institucional

Durante o feriado prolongado, a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) dará continuidade ao monitoramento da cidade com 133 câmeras, um efetivo com 164 agentes (entre guardas municipais e policiais do Proeis) diariamente e o auxílio de 19 viaturas (12 da GM e 7 do Proeis).

O secretário Rhonaltt Bueno salienta que a gestão conjunta operacional entre o comando da Guarda Municipal, o 12º Batalhão da Polícia Militar e a Coordenação do Proeis permite uma melhor efetividade das forças.

Proteção e Defesa Civil

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil continuará com todos os serviços ativos no feriado. Entre eles estão: os plantões 24 horas para o monitoramento meteorológico, em caso de urgências ou desastres; vistorias emergenciais; combate a incêndio em vegetação rasteira; rondas por toda a orla; patrulhamento lagunar; suporte avançado de prevenção e o resgate nas praias, em fase experimental, para diminuir o tempo dos salvamentos.

O efetivo também foi reforçado para um atendimento eficaz aos munícipes e turistas. Na Operação Verão são 176 agentes de Defesa Civil, 10 viaturas, um barco e um reservatório móvel de água para atendimento de ocorrências.

“Estaremos em todos os finais de semana com 18 postos de salvamento, embarcação na orla Zé Garoto para a prevenção e possíveis salvamentos, guarnição diurna de prevenção a incêndio na vegetação, patrulhamento na Restinga, patrulhamento nas áreas de proteção ambiental e todo nosso efetivo empenhado à disposição da população de Maricá”, garantiu o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.