top of page

Maricá simbolizou o Janeiro Branco com diversas atividades de promoção à saúde mental

Rio de Janeiro, 31/01/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Maricá se mobilizou durante o Janeiro Branco, mês dedicado ao bem-estar mental e emocional, com diversas atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF). As ações, feitas para ampliar a conscientização sobre o tema, reuníram usuários cadastrados e profissionais dos espaços para exercícios de relaxamento, alongamento, auriculoterapia, prática de ioga e rodas de conversa, mostrando como o convívio coletivo e momentos de lazer promovem qualidade de vida. As dinâmicas aconteceram nas USF Chácara de Inoã, Santa Paula, Carlos Marighella (condomínio MCMV de Itaipuaçu), Recanto, Inoã 1, Ponta Negra, Espraiado, dentre outras. Elas tiveram a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Equipes Multiprofissionais de Atenção Psicossocial (EMAP).

Em outra frente, foram realizadas atividades do Janeiro Branco voltadas aos colaboradores da área da saúde, incentivando um cuidado integral e criando redes de apoio. Essas ações reuniram profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, da UPA de Inoã, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Unidade de Pronto Atendimento Santa Rita, em Itaipuaçu, além do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância da mobilização pelo Janeiro Branco na cidade, proporcionando diálogos sobre maneiras de manter o bem-estar psíquico e levando serviços fundamentais para o cuidado efetivo. “O Janeiro Branco é mais um momento de refletirmos sobre como cuidar da saúde mental da população, sempre da forma mais humanizada e efetiva possível. Durante o mês, promovemos dinâmicas que unem conscientização e práticas que fazem a diferença, estimulando que os usuários e profissionais busquem uma vida em equilíbrio, um passo importante para a saúde mental. Seguimos oferecendo serviços de atenção psicossocial durante todo o ano e nos empenhando para acolher os moradores com qualidade”, ressaltou.

Fórum de Atenção Psicossocial promoveu debates em rede sobre saúde mental Em diálogo com o Janeiro Branco, foi realizado na sexta-feira (27), o 8º Fórum de Atenção Psicossocial, com o tema “Tecendo a Rede de Maricá para Cuidar Melhor”. O evento contou com a presença de diversos profissionais e evidenciou a importância de trocas intersetoriais para otimizar o atendimento oferecido às pessoas que possuem algum sofrimento psíquico, fortalecendo também parcerias essenciais para o cuidado qualificado.

Além disso, em breve, será inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), no Centro, marcando a ampliação do CAPS II. O espaço funcionará 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, com uma equipe multidisciplinar de prontidão para atender os moradores com sofrimento psíquico grave.


bottom of page