Rio de Janeiro, 06/6/2024
Por Gilson Barcellos

Maricá - O deputado federal Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT está na Europa e retorna no próximo dia 12. Dois dias depois (14), lançará oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Maricá, cidade que governou por dois mandatos. O vice será João Maurício, o Joãozinho, que deixou o comando da Secretaria de Governo do município nesta quarta-feira (05). Joãozinho é presidente do Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.
Rio Bonito – Solange Almeida (AGIR) anunciou que é pré-candidata a prefeita de Rio Bonito, cidade que comandou por 8 anos. No último dia 24, a Justiça Eleitoral divulgou certidão comprovando que ela está inelegível para as eleições deste ano. Se disputar a eleição como inelegível, os votos que porventura receba, não serão válidos. Ex-deputado Marcos Abraão e Uiltinho Delaroli (PL) também querem a cadeira nº 1 da cidade.
Tanguá – O ex-prefeito Valber também vai disputar as eleições municipais de 06 de outubro. Ele comandou o município por dois mandatos. O prefeito Rodrigo Medeiros é pré-candidato a reeleição.
São Gonçalo – O prefeito bolsonarista Capitão Nelson tentará a reeleição em 06 de outubro. Na sua cola está o deputado federal petista Dimas Gadelha.
Niterói – Na cidade sorriso, o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) não terá moleza. Vai ter que encarar, entre outros, o líder da oposição na Câmara Federal, deputado Carlos Jordy (PL).
Itaboraí – Em seu primeiro mandato, Marcelo Delaroli (PL), que disputará a reeleição, terá entre outros candidatos, a deputada estadual petista Zeidan
Esses são alguns nomes que tentarão comandar algumas das 92 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. Como a política é dinâmica, muitos nomes poderão surgir ou sair do jogo sucessório.
Fique de olho
Registro de partidos
· Dia 6 de abril é a data-limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrem, no TSE, os respectivos estatutos.
Convenções partidárias e registros de candidatura
· De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
· Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Comments