Maricá registra 2º caso da varíola dos macacos no Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 20/6/2022

Por Redação GBNEWS

O segundo caso de varíola dos macacos no Estado do Rio de Janeiro foi confirmado pelo Ministério da Saúde em Maricá, cidade da Baixada Litorânea. O paciente não tem histórico de viagem para o exterior, mas teve contato com estrangeiros, o que pode levar a uma transmissão comunitária da doença na região. Ele tem 25 anos de idade, mora no bairro do Boqueirão e apresenta quadro clínico estável. A Secretaria Municipal de Saúde deve se manifestar nesta segunda-feira (20).


Este caso, o 8º do país, registrado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.


A cidade do Rio de Janeiro registrou o 1º caso da varíola dos macacos na semana passada. Trata-se de um homem de 38 anos de idade, morador de Londres, capital da Inglaterra, que chegou no Brasil no sábado dias 11.


A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos. Em caso de sintomas o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e relatar se teve contato com pessoas com histórico de viagens, principalmente ao exterior (onde a doença tem se espalhado facilmente).