Maricá recebe R$ 100 milhões, primeiro repasse de recursos da venda da Cedae
- 24 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 24/8/2021
Por Redação GBNEWS

O governador Cláudio Castro (PL) estará em Maricá na tarde desta terça-feira (24) pela primeira vez desde quando assumiu o comando do Estado do Rio de Janeiro. Ele vai entregar ao prefeito Fabiano Horta (PT), a primeira parte do valor que cabe ao município referente a venda da CEDAE em 30 de abril deste ano.
Segundo o governo do estado, o valor total da parte que cabe a Maricá é de cerca de R$ 154 milhões, sendo entregue hoje, o correspondente a 65% desse valor, ou seja, aproximadamente R$ 100 milhões. A entrega do repassa será realizada às 16h, na Casa de Cultura, localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Para ser vendida, a Cedae foi dividida em quatro blocos. O bloco 1 foi arrematado pelo consórcio Aegea, no valor de R$ 8,2 bilhões, absorvendo 18 bairros da Zona Sul da capital e 18 municípios, entre eles, Maricá.
Ainda de acordo com o governo estadual, o segundo repasse, correspondente a 15%, está previsto para acontecer assim que a Aegea Saneamento, uma das empresas vencedoras do leilão da Cedae, assumir a operação. Já o terceiro e último repasse, correspondente a 20%, tem previsão de ser entregue a Maricá, um ano após o início da operação pela Aegea.
É importante lembrar que esses recursos serão investidos em infraestrutura e foram obtidos com a privatização da Cedae, sendo repartidos entre os 29 municípios impactados pela concessão, o Instituto Região Metropolitana (IRM) e o Governo do Estado.
Dos 22,6 bilhões arrecadados com as outorgas, o estado ficará com 17,478 bilhões e os municípios que aderiram ao plano repartirão R$ 7,688 bilhões. O IRM vai receber R$ 522,269 milhões.

Comentários