Rio de Janeiro, 21/01/2022
Por Redação GBNEWS
Foto: Vinícius Manhães
Com o aumento dos casos de covid-19 lotando os leitos dos hospitais municipais Ernesto Che Guevara e Conde Modesto Leal, além da UPA de Inoã, e filas imensas para os testes, a Secretaria de Saúde de Maricá reabre nesta sexta-feira (21), o polo em Itaipuaçu. Outra medida para evitar filas e aglomerações é o agendamento online para testes de covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USF).
O polo exclusivo para atendimento de casos suspeitos da doença será aberto excepcionalmente às 9h30, mas a tenda funcionará todos os dias das 8h às 20h num espaço anexo da Subprefeitura na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), 249, todos os dias, inclusive nos fins de semana.
Já os Polos de Atendimento à Covid-19 do Centro e o anexo à UPA Inoã passaram por reestruturação. As tendas do Centro foram ampliadas e o local ganhou reforço de profissionais de saúde. As equipes de Inoã também foram reforçadas. As duas unidades funcionam diariamente, das 8h às 20h, com acolhimento até as 19h30.
Os polos seguem realizando o teste RT-PCR, chamado padrão ouro dos exames para Sars-Cov-2, que são feitos entre o 3º e 7º dia de sintomas. O resultado do teste é enviado pelo celular, por meio do whatsapp.
Quem testar positivo para Covid-19 precisa fazer o isolamento por sete dias a partir do primeiro dia de sintomas, desde que não tenha tido febre nas últimas 24h sem uso de antitérmicos.
Agendamento online
Para marcar o exame, os interessados devem acessar o link bit.ly/testecovidmarica, inserir nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. O paciente deverá informar os sintomas e escolher a sua unidade de Saúde da Família de referência para a testagem (mais próximo da sua residência) e o horário de atendimento no período da manhã (a partir das 9h) ou tarde (a partir das 14h).
No fim do agendamento, o sistema emitirá um protocolo, que deverá ser anotado pelo paciente, que também poderá fotografar a tela. No dia agendado, será necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. A marcação é pessoal e intransferível.
Quem não pode agendar
As pessoas com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldade respiratória, devem procurar atendimento diretamente nas unidades de urgência e emergência – hospitais Conde Modesto Leal ou da UPA de Inoã.
Medidas de prevenção
As medidas de prevenção ao vírus, como uso de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool gel e evitar aglomerações, devem continuar sendo seguidas. Da mesma forma, é importante que o calendário vacinal seja observado com atenção. Quem ainda não recebeu a segunda dose deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível, assim como as pessoas com mais de 4 meses da conclusão do esquema vacinal que já podem receber a dose de reforço.
Confira as unidades disponíveis para testagem
USF Mumbuca- Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
USF Recanto- Rua Domingos Mônica Barbosa, s/n.
USF Retiro- Estrada do Retiro, s/n.
USF São José 2- Estrada da Cachoeira, s/n.
USF Espraiado- Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.
USF Guaratiba- Estrada Beira da Lagoa, s/n.
USF Santa Paula- Estrada de Cassorotiba, s/n.
USF Inoã 1- Rua Caio Figueiredo, s/n.(Travessa CIEP)
USF Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã) – Rua Leonardo José Antunes, s/n.
USF Carlos Marighella (MCMV Itaipuaçu)- Rua Austria, s/n.
USF Marinelândia- Rua 9, quadra 15, s/n, Cordeirinho.
コメント