Maricá: Praça Agroecológica de Araçatiba será reaberta nesta quarta-feira (13)

Rio de Janeiro, 12/10/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Michel Monteiro

Funcionários da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão recuperando a Praça Agroecológica de Araçatiba, que será liberada à população nesta quarta-feira (13).


A praça Emilton Santos foi interditada no sábado (09), por ter sido danificada por um carro que subiu a calçada, destruiu o vidro de proteção, bicicletário e parte da iluminação. O acidente foi filmado por câmeras de segurança do bairro.


Conservação do bem público


O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, responsável por gerir a Praça Agroecológica de Araçatiba, reforçou a importância das pessoas se conscientizarem sobre a conservação do bem público, construído para toda a população da cidade.


“O nosso cuidado ao patrimônio público é importantíssimo. Quem utiliza esses equipamentos são os moradores, que acabam sendo os grandes prejudicados, ficando sem acesso à Praça Agroecológica de Araçatiba por esse período de recuperação”, afirmou, garantindo que todas as medidas cabíveis foram adotadas.

“Vamos ingressar judicialmente para o município ser ressarcido pelo dano causado ao patrimônio. Entretanto, o dano ao cotidiano da população é irreparável, já que muitos criaram uma rotina de utilizar a praça e participar dos eventos. Nesse feriado prolongado, o local ficou inutilizado, o que é ainda mais prejudicial a essas pessoas”, completou.

Praça Agroecológica de Araçatiba

A Praça Emilton Santos possui cerca de 36 canteiros, sendo um voltado para portadores de deficiência, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, tudo com um sistema de irrigação por gotejamento. No centro do local, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, agricultores e técnicos agrícolas ficam à disposição para fornecer instruções a quem visitar e quiser levar mudas para casa.


No espaço ocorre o “Sábado Agroecológico”, evento periódico que difunde a agroecologia por meio de palestras oferecidas pelos técnicos. Os temas passam por cuidado das plantas, manejo sem a utilização de agrotóxicos e orientações de controle biológico.

A Praça Agroecológica sedia também a Feira da Agricultura Familiar, que leva aos maricaenses alimentos frescos e livres de agrotóxicos, como ovos, verduras e mel.