top of page

Maricá lança calendário oficial com 139 eventos para 2023

Rio de Janeiro, 29/12/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Clarildo Menezes

Secretário José Alexandre anunciou os eventos para o ano que vem


Conhecido o calendário oficial de eventos da cidade de Maricá, Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, para o ano que vem. Serão 139 atrações de 16 secretarias municipais e empresas públicas com programação do dia 15 de janeiro a 31 de dezembro.


Nos últimos dois meses, consultas foram feitas às demais secretarias e empresas públicas que promovem eventos para planejar o calendário. Assim, os eventos foram distribuídos nos espaços públicos, potencializando os meses considerados de baixa ocupação, principalmente no inverno, evitando a sobreposição em locais próximos.

CONTINUA DEPOIS DO COMERCIAL

Segundo o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, a organização do calendário é uma ação estratégica e integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, o Maricá 2030. "Todo destino turístico que trabalha o setor de forma profissional precisa oferecer as informações com antecedência para que os agentes e operadores possam preparar os pacotes e as visitas guiadas. A lógica do calendário é estruturar todo esse trabalho e organizar também o espaço geográfico da cidade para que eventos não coincidam na mesma região da cidade, no mesmo final de semana. Tudo isso foi muito bem pensado", explica José Alexandre, que adiantou uma novidade para o verão. “Estamos fechando uma parceria com o Sesc e a Secretaria de Esportes para realização de shows nacionais em fevereiro”, completou.

Na área cultural, o calendário traz dois grandes festivais: Cinema e Internacional de Poesia. O secretário da pasta, Sady Bianchin, disse que o objetivo é transformar Maricá na capital nacional da poesia. “A cultura é um instrumento de transformação social, que move a economia criativa. Elaboramos um calendário em datas comemorativas para alimentar toda essa cadeia produtiva, atraindo turistas, gerando renda e movimentando a economia do município. Queremos alimentar essa cadeia produtiva com eventos nas datas comemorativas, como Dia do Cinema, do Folclore ou da Poesia”, afirmou Sady.


Secretário de Esportes, Filipe Bittencourt citou os eventos confirmados, como o Estadual de Surfe e o campeonatos brasileiros de Vôlei e de Tiro com Arco, e está alinhando mais uma edição do Sulamericano de Basquete 3x3 para o próximo ano. “Já fizemos o evento em 2022 e realizar de novo será muito importante. Esse calendário anual é fantástico porque cada dia mais as pessoas procuram Maricá, querem conhecer a cidade e isso facilita muito para divulgarmos nossos eventos”, destacou Felipe.

Maricarnaval de 17 a 22 de fevereiro

A tradicional Lavagem da Escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo será no dia 15 de janeiro, abrindo a programação do próximo ano. Em fevereiro, ocorre a primeira etapa do Circuito de Pesca Esportiva, em Jaconé (05); a primeira edição do projeto Pedacinho do Céu, em Araçatiba (11 a 13); o Espraiado de Portas Abertas (12); o Baile de Carnaval (15) e o Maricarnaval de 17 a 22/02.

Em março, começam os eventos esportivos, de turismo e cultura, com o Festival Internacional de Poesia (21 a 26). O calendário também conta com os festivais de Cinema de Maricá (19 a 23/06), Gastronômico de Inverno (01 a 30/07), Vinhos e Sabores (28 a 30/07), Art&Sabor (18 a 20/08, em Ponta Negra), Folclore (22 a 27/08) e Frutos do Mar (01 a 03/09, em Guaratiba); A Festa Literária de Maricá (FLIM), de 17 a 31/10, em Itaipuaçu; e o Natal Iluminado, de 17 de novembro a 7 de dezembro.

A programação completa está disponível no site da prefeitura (www.marica.rj.gov.br) e no portal do turismo da cidade (www.conhecamarica.com.br).


Comentários


bottom of page