top of page

Maricá ganha novas pontes no Caxito e Espraiado

Rio de Janeiro, 21/5/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bernardo Gomes

Ponte do Rio Fundo


Duas pontes que foram revitalizadas pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) nos bairros do Caxito e do Espraiado foram inauguradas nesta terça-feira (21) pelo prefeito Fabiano Horta (PT) que encerra seu segundo mandato em 31 de dezembro. As entregas fazem parte da programação de inaugurações de equipamentos públicos que terão ao longo da semana em comemoração ao aniversário de 210 anos de emancipação político-administrativa de Maricá.

 

A primeira entregue à população foi a ponte da Estrada do Rio Fundo, no bairro Caxito. Com 15 metros de comprimento e 10,50 de largura e feita de concreto armado, a nova ponte foi alargada para facilitar o tráfego nos dois sentidos e ganhou nova iluminação e passagem para pedestres. A antiga estrutura tinha quatro metros de largura, possibilitando a passagem de apenas um veículo.

 

“Aqui era uma ponte que para um carro passar em um sentido, o veículo que vinha no sentido contrário tinha que parar. Então, o tempo inteiro tinha entraves e risco concreto de acidentes. A Somar construiu esse projeto para duplicar a ponte, garantindo a segurança e o bem-estar das pessoas”, disse Fabiano Horta, lembrando da dificuldade encontrada pelos veículos ao passar pelo local.

Prefeito Fabiano Horta, deputado estadual Renato Machado e João Maurício, secretário de Governo e pré-candidato a vice-prefeito de Maricá pelo PT


Presidente da Somar, Jorge Heleno, sintetizou o que as entregas representam para a Somar. “Para o bairro que já tinha uma ponte, só que era uma ponte muito estreita na parte da segurança, isso representa um ganho. Então, na parte de mobilidade urbana, a Somar tem cumprido seu papel com as construções dessas pontes, que são também de manejo estratégico para a vazão do curso do rio”, disse Heleno.

 

Além da ponte, a Somar segue na localidade com intervenção de drenagem com instalação de galerias para reduzir os impactos causados em épocas de chuva forte.

 

Ponte do Bairro Espraiado

No outro ponto da cidade, no bairro Espraiado, a estrutura de quatro metros de largura e oito de comprimento deu lugar a uma nova ponte de 26,40 metros de comprimento por 10,50 de largura. A travessia recebeu ainda passagem de pedestres com piso tátil direcional para auxiliar as pessoas com visibilidade reduzida.

 

Comments


bottom of page