Rio de Janeiro, 01/12/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Gabriel Ferreira
A Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos de Maricá (SPPDH) promoveu neste sábado (30/11) uma tarde de atividades na Barra de Maricá com capoeira, artesanato, bebidas, comidas, doces, exposição fotográfica – Empoderadxs, grafite, acupuntura, limpeza de pele, distribuição de pipoca, aipim, batata doce e algodão doce. Também constou da programação, falas Negras com o tema: Aplicação da Lei 10.639 nas escolas, passistas da Acadêmicos de Araçatiba, Hip Hop, pagode Cultura de Direitos, baile Charme e bateria União de Maricá. O evento marcou o Dia da Consciência Negra.
De acordo com a coordenadora de Igualdade Racial Valesca Souza, a atividade visa chamar atenção para demandas do povo negro.
"Está sendo diferente, pois é a primeira vez que estamos na Barra de Maracá e isso é bem importante. Precisamos encerrar esse mês levando a conscientização. Logo, esse dia é para que tenhamos, finalmente, o grito de liberdade, e que seja chamada a atenção para um povo que construiu nosso país à duras penas e com muito sangue derramado", disse.
A atividade foi organizada pela Coordenação Geral de Igualdade Racial e contou com o apoio do Programa Cultura de Direitos e da Casa da Cultura da Baixada Fluminense, além dos eventos dos movimentos sociais de Maricá.
Para a participante Ana Carolina, de 20 anos, o evento marca e mostra um pouco da cultura preta. "Passei aqui após sair da praia e está lindo. Temos a representatividade da cultura preta. Parabéns aos envolvidos!", declarou a estudante.
Comments