Rio de Janeiro, 12/9/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Agosto é o mês do orgulho e da visibilidade lésbica, em alusão a duas datas emblemáticas para o Movimento Lésbico Nacional, e Maricá promoveu uma jornada para celebrar a luta contra a lesbofobia por meio do Conselho Municipal LGBTQIA, o Fórum Lésbicas de Maricá e o Fórum LGBTQIA de Maricá e Itaipuaçu. Uma série de atividades foram realizadas e outras estão previstas para ocorrer neste mês de setembro.
As comemorações em Maricá começaram no dia 28 de agosto, com a instalação do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde LGBTQIAPN+, além de uma roda de conversa sobre a saúde das mulheres lésbicas em Maricá. A atividade aconteceu na Casa dos Conselhos, no Centro, e reuniu representantes da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal LGBTQIA, e além da presença de mulheres lésbicas.
Já no dia 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, foi realizada panfletagem e abordagem da população LGBTQIAPN+ no Terminal Rodoviário do Povo de Maricá, no Centro, em parceria com o Centro de Cidadania do programa Rio sem LGBTIfobia e Coordenação Municipal LGBTQIA de Maricá.
No dia seguinte, dia 30 de agosto, a Casa dos Conselhos recebeu a reunião do Conselho Municipal LGBTQIAPN+ em homenagem à Visibilidade Lésbica. Diversas mulheres que atuam em diferentes setores sociais em Maricá receberam moções de aplausos.
“Temos a necessidade de que o Estado reconheça a existência das mulheres lésbicas para que sejam produzidas e haja a promoção de políticas públicas de saúde, educação, trabalho geração renda, cultura, segurança, entre outras. Dessa forma, evitamos que essas mulheres invisibilizadas pela sociedade permaneçam desatendidas em suas reais necessidades”, acredita o presidente do Conselho Municipal LGBTQIA, Carlos Alves, responsável pelas ações ao lado da vice-presidente Lili Araújo e, também, do Fórum Lésbicas de Maricá.
Nesta sexta-feira 13, a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade, recebe o Encontro LGBTQIA de Maricá, em homenagem Mês da Visibilidade Lésbica. O evento acontece das 17h às 22h, com apresentações musicais, DJs e poesia.
Todas as atividades tem apoio das Secretarias de Participação Popular e Direitos Humanos e de Cultura.
Comentários