top of page

Maricá começa a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19

Rio de Janeiro, 25/02/2023

Por Redação GBNEWS

Começa na próxima segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nos grupos prioritários, começando com idosos a partir de 70 anos, pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, indígenas, além daqueles que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos de idade e os trabalhadores desses locais. A bivalente é um reforço atualizado voltado à população que recebeu, no mínimo, duas doses da vacina monovalente, sendo aplicada após, pelo menos, quatro meses da última dose. Essa vacina é utilizada nos públicos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, oferecendo proteção às novas variantes, como a ômicron.


Os idosos a partir de 70 anos e as pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais podem receber a bivalente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico, assim como nas USF Chácara de Inoã, Marinelândia e São José 2, das 9h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e o comprovante de vacinação. No caso dos imunossuprimidos, também é preciso levar um laudo médico que comprove a situação de saúde.


A vacinação com a bivalente dos indivíduos que vivem em instituições de longa permanência, dos trabalhadores desses espaços e da população indígena será feita por agendamento, sendo necessário aguardar o contato das equipes de saúde das unidades responsáveis por cada área. A imunização dos idosos acamados será realizada nos domicílios, seguindo a relação de cadastrados nas USF.


São consideradas imunossuprimidas as pessoas que se enquadram em uma ou mais das seguintes condições: transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV; que tenham doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides; em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; aqueles com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; além daqueles com neoplasias hematológicas.


Doses para os demais públicos seguem disponíveis


A população em geral com alguma dose em atraso também pode regularizar a situação vacinal nos polos. A imunização das crianças de seis meses a 11 anos acontece em dias específicos nas unidades, sem necessidade de agendamento: às segundas-feiras, das 9h às 16h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quartas-feiras na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), das 9h às 16h; e às quintas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h.


O público com 12 anos ou mais pode colocar a vacinação em dia de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas USF Central e Jardim Atlântico, e, das 9h às 16h, nas USF Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2. Lembrando que os adolescentes em geral precisam receber a dose de reforço, quatro meses após a segunda dose. Para os adultos em geral, estão previstos dois reforços da vacina monovalente, com intervalo mínimo de quatro meses entre os dois.

Confira os polos de vacinação contra a Covid-19


Crianças de seis meses a 11 anos

Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu. (9h às 16h)

Terças-feiras: USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/nº, (ao lado do DPO). (9h às 18h)

Quartas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)

Quintas-feiras: USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

População com 12 anos ou mais (incluindo reforço com a bivalente para idosos e imunossuprimidos)

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, nº 241, Centro. (9h às 18h)

– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)

– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho. (9h às 16h)

– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã. (9h às 16h)

– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 16h)

Aplicação da bivalente em pessoas que vivem em instituições de longa permanência, seus trabalhadores, indígenas e idosos acamados

- As equipes das unidades entrarão em contato para realizar o agendamento


Comments


bottom of page