top of page

Maricá com vocação turística finalmente terá seu primeiro hotel

Rilo de janeiro, 22/11/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Leonardo Fonseca

A cidade bilionária graças aos royalties do petróleo, vai ganhar um hotel em Araçatiba, que além de fomentar o turismo e aquecer a economia local, terá foco na demanda offshore do Aeroporto de Maricá. O lançamento oficial das obras do Hotel Municipal de Maricá aconteceu nesta sexta-feira (22/11) com a presença do prefeito Fabiano Horta (PT). A previsão de entrega do empreendimento é para 2026.

 

Localizado em Araçatiba, ao lado do Aeroporto Municipal de Maricá, o empreendimento vai contar com uma área total de 7,547 m², com sete pavimentos e 166 unidades hoteleiras, restaurante para 180 lugares, um centro de convenção modular para 250 pessoas, estrutura completa para eventos e um centro de negócios.

 

A implantação do primeiro hotel da cidade promete gerar empregos diretos e indiretos, atração de investimentos, turismo e receita de visitantes, desenvolvimento regional, impulso ao comércio e serviços, além de incentivo ao desenvolvimento de infraestrutura.

 

O Hotel Maricá faz parte do futuro Complexo Multifuncional de Maricá que conta com mais empreendimentos como: Centro Empresarial, Praça Araçatiba e Lagoa Mall. São 32 mil m² de extensão, incluindo os quatro empreendimentos.

 

O prefeito Fabiano Horta (PT) visitou o canteiro de obras e destacou que o empreendimento faz parte de uma estratégia de estimular o desenvolvimento social e econômico da cidade.

“A Codemar dialoga com o desenvolvimento social e econômico de Maricá, onde a gente vive uma realidade muito presente na cadeia offshore do petróleo. Esse hotel aqui é parte de uma estratégia que tem a ver com esse setor, mas também tem a ver com a indução e a potência turística que Maricá tem”, comentou o prefeito.

 

Obras a todo vapor


Atualmente, os trabalhos estão concentrados na etapa de fundações - uma fase crucial para garantir a estabilidade e durabilidade da construção, segundo o engenheiro Felipe Noujaim.

 

“As atividades incluem a cravação de estacas pré-moldadas em concreto, confecção de blocos e cintas de fundação em concreto armado, além da operação de um canteiro de obras já mobilizado para atender às necessidades do projeto”, disse.

O engenheiro lembrou que para assegurar a agilidade e a qualidade na execução, foi instalada uma mini central de concreto no próprio local da obra. “Essa estrutura permite o fornecimento rápido e eficaz do concreto, mantendo o controle rigoroso sobre a qualidade do material utilizado”. destacou.

 

Desenvolvimento e sustentabilidade

 

O empreendimento terá práticas sustentáveis como captação de energia através de placas solares, aproveitamento das águas pluviais para reuso, estação de tratamento de esgoto, urbanização do complexo focada na mobilidade urbana com ciclovias e área verde, além de pontos de recarga com energia solar para veículos elétricos.


A autarquia Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela construção do hotel, não divulgou o valor total do investimento.




Comments


bottom of page