Rio de Janeiro, 23/3/2021
Por Gilson Barcellos
Fotos: reprodução/Agência GBNEWS
Internautas apoiaram as medidas anunciadas por Fabiano Horta
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), numa live ao vivo na tarde desta terça-feira (23) anunciou o que pode e o que não pode no período de 26/3 a 05/4. Os programas sociais serão mantidos com a bandeira Laranja, mas com grandes restrições. Os programas sociais foram prorrogados e o vice-prefeito Diego Zeidan (PT), fez apelo para evitar aglomerações e falou da política genocida instalada no país com a pandemia da Covid-19.
Fabiano destacou que nos últimos dias o número de contaminados com o coronavírus aumentou de 50% para 90% na cidade, daí a necessidade urgente de conter a pandemia.
“O decreto que vou assinar é uma necessidade e não um achismo. Entre outras medidas (listadas abaixo) vamos instalar barreiras sanitárias em 8 pontos e uma na Cachoeira do Espraiado. A fiscalização será rigorosa em toda a cidade e as praias serão interditadas”, destacou.
Saúde
A secretária de Saúde, Simone Costa, garantiu que a vacinação não sofrerá paralisação nesses dias e que a 2ª dose da vacina para quem já recebeu a 1ª está garantida.
Simone destacou que a situação se agravou nos últimos dias e que muitos doentes chegam nos hospitais Che Guevara e Conde Modesto Leal com quadro muito avançado.
Programas sociais
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, deu boas notícias para quem precisa de assistência da Prefeitura de Maricá neste período de pandemia.
Continuam sendo distribuídas cestas básica e kits de limpeza para quem está cadastrado. O Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) foi prorrogado por 2 meses com o valor de R$1.050,00; Renda Básica Cidadã prorrogado também por 2 meses com o valor de R$ 300,00; empresas cadastrada no Programa de Amparo a Empresas (PAE) prorrogado por mais 3 meses subsidiando a folha de pagamento; reabertura de inscrições para os Micro Empreendedores Individuais (MEI) no Programa Fomenta Maricá com carência de um ano; e, quem já pegou crédito no Fomenta com as primeiras parcelas vencendo agora, terá prazo prorrogado para mais 3 meses.
Apelo
O jovem petista vice-prefeito Diego Zeidan fez apelo para que todos cumpram os protocolos visando conter a pandemia, não só em Maricá mas em todo o país.
“Vamos usar álcool gel, máscara, lavar as mãos frequentemente, manter isolamento e distanciamento social. Completou um ano a pandemia a pior do mundo. Infelizmente foi adotada a política de morte, a política de genocida, criaram uma divisão no país”, alfinetou Diego Zeidan.
Tópicos do decreto da Bandeira Laranja anunciados por Fabiano Horta:
Não pode: praias; exercícios coletivos ao ar livre; restaurantes apenas nos moldes delivery ou retirada; circulação nas praias, lagoas e praças; estacionar nas orlas; aglomerações e festas; igrejas e templos religiosos; academias; salões de beleza;
O decreto permite: funcionamento de hospitais; supermercados; farmácias; bancos; loterias; pets shops; clínicas veterinárias; lojas de conveniência; açougues; e, atividades físicas individuais ao ar livre.
No final da live o prefeito Fabiano Horta disse que conta com a colaboração de todos os maricaenses e quem quiser denunciar aglomerações pode ligar para o disk aglomerações: 21 96809-1516. O anonimato é garantido.
Maricá registra, até esta segunda-feira (22), 11.817 casos confirmados e 264 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 11.393 pessoas e há no momento 160 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.
Serão 11 dias (26/3 a 05/4) de medidas restritivas em Maricá. No Rio e Niterói, 10 dias (26/3 a 04/4) e não o lockdown sugerido pelo Ministério Público.
Comments