top of page

Maricá é top! Terá Polos de Moda, de Carnaval e Universidade do Carnaval

Rio de Janeiro, 12/11/2022

Por Gilson Barcellos

Fotos: Agência GBNEWS

Prefeito Fabiano Horta assina termo de cooperação com o Senai Cetigt para implantar o Polo de Moda de Marica (POMAR)


A cidade de Maricá, Região Metropolitana II fluminense, é recordista nacional em arrecadação de royalties do petróleo. Neste ano já recebeu quase R$4bilhões, mas a administração municipal sabe que um dia o ouro negro vai acabar. Por isso, vem investindo em projetos que vão movimentar a economia local gerando, principalmente, empregos. Maricá com suas praias, lagoas e serras começa a despontar no turismo, participando de eventos nacionais e internacionais, mostrando suas belezas naturais e o que pode oferecer não só a sua população, mas aos visitantes.


O prefeito Fabiano Horta (PT) assinou nesta semana um termo de cooperação com o Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que vai viabilizar a implantação do Polo de Moda de Maricá (Pomar).

Costureiras de Maricá foram prestigiar o evento na Barra da Tijuca


A iniciativa do município atende à crescente demanda do mercado da cadeia têxtil, do vestuário e no desenvolvimento e gestão de produtos, oferecendo à população, em 2023, cursos gratuitos e profissionalizantes na área para potencializar o setor e inserir novos profissionais no mercado. O acordo foi assinado na sede do Senai Cetiqt, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, reunindo 23 costureiras maricaenses e representantes de diversos órgãos e entidades.

Comitiva do prefeito Horta conheceu a área de produção do Senai Cetiqt


O espaço de qualificação Pomar funcionará no bairro Flamengo e irá disponibilizar cursos gratuitos e profissionalizantes nas temáticas de modelagem, corte e costura industrial de vestuário, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e moda circular, visando beneficiar 500 pessoas diretamente e cinco vezes este número, indiretamente.


Pomar a todo vapor em 2023


O Pomar consiste em um arranjo produtivo regional localizado na cidade. A indústria da moda fortalecida significa desenvolvimento econômico, social e cultural para Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá e Magé, com o viés da economia criativa, uma vez que coloca a criatividade como fator central para definir o valor de produtos e serviços.


Carnaval e Turismo

Olavo Noleto, Sérgio Firmino, Fabiano Horta e Alexandre Oliveira no evento do Polo de Moda de Maricá, mas que conversaram também sobre a criação do Polo do Carnaval e da Universidade do Carnaval


O prefeito Fabiano Horta também autorizou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), Olavo Noleto, a viabilizar o Polo Criativo da Indústria do Carnaval. Ele vai contar com a expertise do assessor estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Firmino, que vem atuando no carnaval nos últimos 40 anos, que se prontificou em colaborar com o projeto. O presidente do Conselho Deliberativo da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Alexandre Oliveira, autorizado pelo prefeito, também vai ajudar na criação do Polo da Indústria do Carnaval. Nas escolas de samba, por exemplo, são mobilizadas cerca de 50 profissões como costureiras, aderecistas, músicos, eletricistas, marceneiros etc.


Quanto a Universidade do Carnaval em Maricá, o prefeito Fabiano Horta disse, ainda ao GBNEWS, que este projeto também ficará à cargo da equipe de Olavo Noleto, presidente da CODEMAR.

Maricá fica distante do centro da capital fluminense cerca de 60km, faz limite com as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema. Tem um litoral belíssimo, lagoas, trilhas e outros atrativos para os turistas nacionais e internacionais. As pousadas, restaurantes e quiosques na orla estão se preparando para esta nova Maricá, que tem aeroporto para receber aeronaves de porte médio e, futuramente, um porto que também receberá transatlânticos abarrotados de turistas.




Comentarios


bottom of page