top of page

MAR e Universidade das Quebradas lançam nova exposição gratuita

Rio de Janeiro, 08/12/2022

Por Redação GBNEWS

Foto: Nayane

O Museu de Arte do Rio inaugura no sábado (10) a nova exposição gratuita “Ter Histórias e Territórios”, organizada pelo Instituto Cultural Vale, pela Escola do Olhar e pelos alunos da Universidade das Quebradas / Faculdade de Letras da UFRJ. A mostra convida o público a refletir sobre a relação entre o território e a história do povo que o ocupa e a ampliar a visão sobre as raízes indígenas e africanas da cultura brasileira, abordando temas como a ancestralidade afro-brasileira e a memória. A exposição vai ocupar a Biblioteca do MAR, no 4º andar da Escola do Olhar.


Curada e produzida pelos alunos da Universidade das Quebradas como trabalho de conclusão do curso “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, a mostra conta com obras inéditas criadas pelos estudantes e peças do acervo do MAR. Com cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e grafites, a exposição é dividida em cinco núcleos temáticos: “Direito à Cidade”; “Lutas, Emancipação e Retomadas Históricas”; “Encruzilhadas”; “Memória e Ancestralidade” e “Corpas, Ações e Ativações”.


Segundo Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR, a mostra apresenta histórias, testemunhos e vivências plurais e diversas, dando espaço a uma definição de memória não-unilateral, não-utilitária e não-reducionista.


“Acredito que a importância dessa exposição se dá pela semelhança entre o perfil da Universidade das Quebradas e o do Museu de Arte do Rio. Nesse sentido, selecionamos 35 estudantes que residem nas periferias do Rio de Janeiro e trabalhamos junto dos alunos para que pudessem produzir uma exposição completa a partir dos módulos trabalhados durante o ano no curso. A variedade presente no processo artístico e curatorial criou uma amplitude de linguagem muito importante para a mostra”, afirma Campos.


A aluna-curadora da Universidade das Quebradas, Rafaela Lohana ressalta a importância do direito à cidade, tema explorado na exposição, para a construção de novas memórias e narrativas.


“O direito à cidade é, ou deveria ser, amplo, único e para todos os que a habitam. Sejam as atuais ou as futuras gerações, o direito à cidade está na participação, produção, habitação e mobilidade. No uso do espaço de forma democrática, justa e inclusiva. A importância do tema reflete no que acompanhamos do ontem e do hoje, para a construção de um futuro. O direito à cidade é sobre estar, permanecer e perpetuar direitos que são nossos, ligados às diferentes partes dessa cidade que cria muros invisíveis”, diz.


Para celebrar a inauguração da mostra, o MAR preparou uma programação especial, que vai contar com performances artísticas, lançamento de livros dos alunos da Universidade das Quebradas e até um show do Jongo da Serrinha.

Os formandos da Universidade das Quebradas e alunos-curadores da exposição são: Airá Ocrespo, Alexandre Nadai, Ana Lima, Anna Carla Rosa, Arleni Batista, Armindha Freire, Beatriz Nobrega, Denise Kosta, Dudu Soares, Fran Santos, Gustavo Gelik, Gustavo de Carvalho, Juliana Maia, Kadosh Oliver, Karine de Souza, Katianne Berquiolli, Laerte Gulini, Leila Medeiros, Leonardo Freitas, Lourdes Maria, Marcelo Junior, Maristela Pessoa, Mauro Cleverson, Naira Fernandes, Nayane Silva, Paula Carriconde, Pedro Vidal GrioT, Rafaela Carmona, Rafaela Lohana, Raphael Pippa, Ras Renato, Roberta Damasco, Tati Vader, Thaís Bueno e Victor Meirelles.

Sobre o projeto Universidade das Quebradas

Coordenada por Heloísa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, a Universidade das Quebradas é um curso de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ destinado a artistas e agentes culturais de diferentes territórios do município do Rio de Janeiro. O curso é um laboratório de tecnologia social conhecido por sua metodologia de troca de saberes e experiências em contextos multiculturais. Realizado desde 2009, o projeto é organizado em parceria com o Museu de Arte do Rio, por meio da Escola do Olhar.

Serviço:

“Ter Histórias e Territórios”

Inauguração: 10 de dezembro, às 11h

Até: fevereiro de 2023

Local: Biblioteca do MAR - 4º andar da Escola do Olhar

Entrada Gratuita

Programação, no pilotis do MAR:

11h30 - Performance Orixás Ancestrais Divinizados

12h - Apresentação do Coral Uma Só Voz

13h - Performance Corpos Sequestrados

13h20 - Lançamento do livro “As manas na Estrada”

14h20 - Performance O Segredo Poder Ancestral Feminino

14h40 - Show do Jongo da Serrinha

15h40 - Show do DJ Quebradeiro Pedro Griot

16h10 - Mostra dos Teasers dos filmes - UQ Documentário 2022

16h30 - Mostra de Curtas Quebradeiros

17h30 - Show Raphael Pippa + Pedro Griot + Renato Ras

18h30 - Show do DJ Quebradeiro Pedro Griot

18h45 - Criminal das Mixtapes


Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 - Centro

Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 17h


Comments


bottom of page