top of page

Maestro alemão rege Orquestra da Grota em Niterói na abertura da Temporada 2024

Rio de Janeiro, 30/01/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Com regência do maestro e solista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota abre sua Temporada 2024 nessa sexta-feira (02/02), com o concerto “Serenatas de Verão”. A apresentação, com entrada franca, acontece na sede da Sociedade Fluminense de Fotografia, no Centro de Niterói, às 19 horas.

 

No programa, Pequena Suite op. 1, de Carl Nielsen; Serenade N. 3 op 21, de Robert Fuchs, e Concerto para violino e orquestra de cordas ob Vll a Nr, de Joseph Haydn, tendo como solista o próprio Michael Rein.

 

Natural de Aachen, na Alemanha, Michael Rein já atuou como regente à frente de orquestras como a Filarmônica de Stuttgart e é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar junto a diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.

Bastante requisitado para orientar seções de violino em orquestras juvenis holandesas, Rein mantém uma relação próxima com a América do Sul, com turnês pelo Chile, Bolívia e Brasil, já tendo sido seis vezes convidado a se apresentar e ministrar aulas no Festival Internacional de Música do Pará. Ao longo desta semana, além dos ensaios para o concerto de abertura, Rein promoveu uma masterclass para os músicos da Orquestra da Grota.

 

“Esta é a segunda vez que trabalho com o Espaço Cultural da Grota. Para mim, é um grande prazer e uma enorme responsabilidade compartilhar com os músicos do projeto todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira. Pessoalmente, também considero um aprendizado pessoal conviver com pessoas e profissionais tão especiais”, afirma Michael Rein.

 

A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota, projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos em 11 polos distribuídos pelas cidades de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.

 

A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Dr. Celestino, 115 - Centro - Niterói.

 

 

 

Comentários


bottom of page