Rio de Janeiro, 05/01/2022
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
As obras de pavimentação vão começar no Portal do Sana, na divisa com Casimiro de Abreu
Os turistas que passaram as festas de final de ano nos 40 meios de hospedagem de Barra do Sana, na Serra de Macaé, sofreram para chegar e sair das pousadas, hotéis e campings do local. Apesar de várias promessas, a estrada que liga o portal do Sana, na divisa com Casimiro de Abreu, até o distrito do Frade, passando pelo Arraial do Sana, é de terra batida com vários trechos sujeitos a interrupção do tráfego se houver deslizamento de barreira.
As promessas de pavimentação da estrada, de 21 km, vêm desde 2014, quando foi anunciada a obra. A melhoria vai atender não somente ao turismo (Sana é um dos principais destinos de turismo ecológico do interior fluminense) como também ao escoamento da produção agrícola e leiteira da região. Em 2014 foi feita até licitação para a obra, que não saiu até hoje.
— A obra é muito importante para o turismo da região — disse Cláudio Bogado, proprietário da Pousada Maritacas, uma das mais procuradas do Sana.
A estrada Sana-Frade passa por áreas de preservação ambiental, próximas a rios e nascentes que conservam vegetação nativa de Mata Atlântica. Antes reduto de jovens, o Sana passou a ter pousadas e hotéis que recebem famílias o ano inteiro. As cachoeiras, com acesso pela trilha do Peito do Pombo, são os principais atrativos da região.
Diretor administrativo e presidente eleito (posse em março) da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Guilherme Abreu disse ser "de extrema importância" a pavimentação da estrada Sana-Frade para o desenvolvimento econômico e para o turismo da Região Serrana de Macaé.
— O Sana concentra o maior número de meios de hospedagem em ambiente natural da Serra de Macaé. Esperamos que estas obras da estrada-parque comecem o mais rápido possível e que depois sejam estendidas a Boa Alegria, Bicuda Pequena e Serra na totalidade, contemplando o Circuito das Águas — defendeu.
A estrada Sana-Frade tem vários trechos sujeitos a desmoronamentos de encostas
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, afirmou que a obra agora vai sair do papel. O projeto será dividido em duas etapas: A primeira vai do Portal do Sana até o Arraial, com 7,5 km de extensão. A segunda fase será do Frade ao Sana, adotando o conceito de estrada-parque. Não está definida a categoria de material que será usado na pavimentação.
— O cronograma do projeto todo, como licitação e início das obras da primeira fase está mais adiantado — afirmou o prefeito, sem informar, contudo, quando as obras vão começar.
Comments