top of page

Músicos da Grota embarcam nessa quarta para os EUA

Rio de Janeiro, 06/6/2023

Por Paulo Márcio Vaz

Fotos: Divulgação

Grupo fez apresentação de despedida no domingo, em Niterói


Oito flautistas do Espaço Cultural da Grota, projeto de inclusão social pela música com sede em Niterói (RJ), embarcam nessa quarta-feira (07) para Boston, onde irão participar, como convidados, do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos Estados Unidos. Além de acesso gratuito a todas as aulas, palestras, masterclasses e concertos, eles irão se apresentar no domingo (11) no Jordan Hall, a sala de concertos do New England Conservatory os Music, na cidade norte-americana. Um concerto extra também está agendado para o dia 9.

Para chegarem a Boston, além de muito estudo e dedicação nos ensaios, os integrantes do Som Doce da Grota contaram com a solidariedade do público, já que não havia recursos para custear a emissão dos passaportes e vistos, as passagens e a alimentação para todos os integrantes durante os cinco dias de estadia nos Estados Unidos. Apenas a hospedagem estava garantida pela organização do evento. Com a realização de concertos em Niterói, a promoção de rifas e doações recebidas por meio de uma campanha de arrecadação, o grupo conseguiu a verba necessária para a viagem.

“Queremos agradecer muito a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram, seja doando dinheiro em espécie, oferecendo espaços para as nossas apresentações ou divulgando a nossa campanha. Esta será uma experiência inesquecível e importantíssima, não apenas para os músicos que estão embarcando, mas também para os cerca de mil alunos do nosso projeto, que veem na viagem desse pequeno grupo a confirmação de que, sim, é possível chegar lá com disciplina, dedicação e perseverança”, afirma Lenora Mendes, coordenadora do Som Doce e uma das fundadoras do Espaço Cultural da Grota.

Os oito integrantes embarcam nessa quarta rumo a Boston (EUA)


O embarque dessa quarta-feira acontece no Aeroporto Santos Dumont, de onde o voo parte às 18h rumo a São Paulo e, de lá, em direção a Boston. No último domingo (04), o Som Doce se despediu do público com um pocket show no Campo de São Bento, em Icaraí, abrindo a apresentação da Sinfônica Ambulante, num evento realizado pela Fundação de Artes de Niterói.

Na apresentação marcada para o dia 11, em Boston, o Som Doce vai interpretar músicas de compositores barrocos e renascentistas. Haverá, ainda, um show especial no dia 9, num evento chamado Recorder Relay, com a presença de outros artistas, no qual o conjunto da Grota vai apresentar um repertório tipicamente brasileiro, com canções consagradas da nossa música, adaptadas especialmente para o grupo.

Sobre o Espaço Cultural da Grota

O Espaço Cultural da Grota (ECG) é um projeto de inclusão social pela música que completa 28 anos de atividades em 2023. Com sede em Niterói (RJ) e atividades também em São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, o ECG atua com 13 núcleos e atende a cerca de mil alunos anualmente, com aulas gratuitas de instrumentos musicais, iniciação musical, reforço escolar e atividades esportivas para crianças, jovens e adultos de comunidades carentes. Além do Som Doce, o projeto abriga a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo projeto, e mais nove conjuntos musicais integrados por alunos em estágio intermediário e iniciante de aprendizado.


Comments


bottom of page