top of page

Lula diz que Niterói pode pedir ajuda financeira a Maricá

Rio de Janeiro, 02/4/2024

Por Gilson Barcellos

Terminou há pouco a solenidade que marca o início da dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói com pronunciamento do presidente Lula (PT). Lula anunciou que Niterói terá a Escola de Pesca e que a meta agora é recuperar a indústria naval brasileira.

 

Encerrando seu pronunciamento, o presidente petista se dirigindo ao prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), disse que o município pode contar sempre com a ajuda do governo federal. “Se o governo federal não puder ajudar, prefeito pode pedir ajuda a Maricá, cidade que tem muito dinheiro”, disse brincando.

 

Maricá tem apenas 197 mil habitantes, cidade vizinha de Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Itaboraí. É recordista nacional de arrecadação de royalties do petróleo tendo fechado 2023 com cerca de R$ 3 bilhões. Maricá é governada pelo PT desde 2009.


Como lembrete em março de 2016, em conversa telefônica, o presidente Lula ouviu do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que Maricá é um lugar de merda. Na época, o então prefeito Washington Quaquá (PT) aceitou o pedido de desculpas de Paes, mas até hoje o maricaense não perdoa o prefeito carioca.

 

Dragagem

 

Esperada há mais de 15 anos, a dragagem do canal tem grande significado para a região. O prefeito Axel Grael comentou sobre o futuro da indústria e dos setores que serão beneficiados com o investimento.

 

“A dragagem do Canal de São Lourenço é fundamental para a competitividade da indústria naval de Niterói. Nós temos o maior parque industrial/naval do país, mas que, hoje, tem como grande dificuldade a logística e o acesso das grandes embarcações. Uma outra frente dessa obra é o Terminal Pesqueiro. Nós municipalizamos o porto e, com essa dragagem, vamos recuperar a capacidade operacional do terminal.

 


Comments


bottom of page