Rio de Janeiro, 18/10/2022
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
“Por que e como estamos adoecendo diante da ignorância e do negacionismo?” Essa foi a principal pergunta que norteou as pesquisadoras Liliane Abreu e Natalia Sayuri quando decidiram escrever Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista, livro que chega ao Brasil e em Portugal pela Sagarana Editora neste último trimestre do ano.
“Explicar superficialmente o que muitos já sabem ou percebem não adiantaria. Precisávamos saber qual era o tamanho do estrago e de onde ele vinha, fazer uma ressonância para entender essa ‘doença’ social em sua profundidade”, relembra Liliane Abreu, sobre o momento em que elas se uniram para tentar descobrir os motivos que levam parte importante da população a acreditar e a reproduzir fake news, ignorando a ciência e profissionais idôneos de diversas áreas. “Era julho de 2021, mas poderia ser outubro de 2022”, destaca a coautora.
O aprofundamento demandou um trabalho de fôlego que resultou em 548 páginas, uma obra apoiada em três grandes suportes: a psicologia (histeria, perversidade, psicoses, ansiedade, medo, burnout, Síndrome do Impostor); o conteúdo de entrevistas (inclusive com negacionistas não bolsonaristas, ex-bolsonaristas, antivacinas, terraplanistas); e o embasamento teórico sobre a construção do patriarcado, a Inquisição e o nazismo, três formulações históricas que precisavam de uma pequena revisão. “Do contrário, não seria possível entender como elas se entremeiam e influenciam diretamente o que vivenciamos hoje”, afirma Natalia Sayuri.
Por que Complexo de Cassandra?
Na Grécia Antiga, Cassandra previu toda a condução e desfecho que mataria seus pais, irmãos, população e destruiria toda a cidade de Troia, mas ninguém lhe deu ouvidos. Ela implorou, repetiu incansavelmente e, desacreditada, foi isolada como louca numa torre pelo seu pai, Príamo, rei de Troia.
Esse mito foi transportado à psicologia para definir o chamado Complexo de Cassandra que, por sua vez, ilustra o Brasil de hoje, “em que profissionais de diversas áreas alertam a população por todos os meios possíveis e são desacreditados, assistindo a toda uma destruição que poderia ser evitada”, segundo as autoras.
SOBRE AS AUTORAS
Liliane Abreué bacharelanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP-SP), com formação final em dezembro de 2022.É arte terapeuta(AATESP), professora especialista em Neurociência Pedagógica(AVM/UCAM),pesquisadora especialista em comportamento e consumo, ativista em Direitos Humanos.
Natalia Sayurié bacharelanda em Psicologia pela UNIP-SP, com formação final em dezembro de 2022. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero/SP, também atua como analista de treinamento e desenvolvimento corporativos. SERVIÇO Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista Autoras: Liliane Alcântara de Abreu e Natalia Sayuri Melo Editora: Sagarana Páginas: 548 Formato: 16cm x 23cm Livro impresso: R$ 75,00 e-Book: R$ 39,90 Disponível pelo site da editora https://sagaranaeditora.com/ e também na Amazon Brasil, Americanas, Submarino, Magalu e Shoptime.
SAGARANA EDITORA A Sagarana Editora tem sede em Lisboa e nasceu em setembro de 2020 com o objetivo principal de levar livros em Língua Portuguesa, na vertente Brasil,aos brasileiros que saíram do país definitiva ou temporariamente. Os títulos são distribuídos por toda a Europa e pelo Brasil e o catálogo contempla desde novos autores até consagrados e clássicos escritores brasileiros, como Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo, Lima Barreto, entre outros. A Sagarana tem como editoras as cariocas Flávia da Matta, que mora no Rio de Janeiro,e Taís Facina, radicada em Lisboa desde 2016.
Kommentare