top of page

’Laranjinhas’ voltam às ruas com tarifa zero para população em Itaboraí

Rio de Janeiro, 04/7/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Agência GBNEWS

Antes do dia amanhecer, o laranjinha já estava nas ruas de Itaboraí (foto Secom/PMI)


Boa notícia para a população de Itaboraí. Os ônibus com Tarifa Zero, carinhosamente chamados de “Laranjinhas”, voltaram a circular, nesta quinta-feira (04), em Itaboraí. Ao todo, serão três linhas em circulação com a primeira viagem às 5h e a última às 23h, ligando os bairros Reta Velha e São Joaquim; Itambi e Manilha; e Engenho Velho e Manilha. O “retorno” simbólico dos “Laranjinhas” às ruas de Itaboraí aconteceu, nesta quarta-feira (03), com um desfile pela Avenida 22 de Maio. 

 

Carinhosamente apelidados de “Laranjinhas”, os ônibus gratuitos têm como objetivo principal possibilitar que a população tenha mais deslocamento pelo município. A iniciativa busca ainda que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares, passando por dentro dos bairros e tornando a locomoção dos moradores mais acessível. 

 

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), ressaltou a importância do retorno às ruas dos ônibus com Tarifa Zero para a população de Itaboraí. 

O prefeito Marcelo Delaroli ao colocar novamente os laranjinhas nas ruas, destacou o empenho de sua equipe para derrotar na justiça os coronéis dos transportes da cidade contrários ao tarifa zero

 

"Hoje é um dia muito importante e histórico para a nossa cidade. Sabemos o quanto esses ônibus beneficiam o nosso povo, o quanto as pessoas ficaram felizes de não precisar colocar a mão no bolso para pagar a passagem. E nós vimos a covardia acontecer em Itaboraí com a paralisação dos nossos ônibus de graça, mas a gente não se acovardou e a demonstração acontece com o retorno dos “Laranjinhas” para a nossa cidade. Hoje é um dia de vitória para o nosso povo, ver tanta gente feliz é muito gratificante”, disse Marcelo Delaroli.

Uma das rotas que voltou a circular pela cidade, nesta quinta-feira (04/07), é a linha Reta x Joaquim de Oliveira, que tem como ponto de partida a Avenida Flávio Vasconcelos, na altura da Rua 8, na Reta Velha, com direção à Rua Darly Lobosco, em Joaquim de Oliveira. Outra linha em circulação é Manilha x Itambi, que tem a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, como ponto de partida, em direção à Rua Nestor Viana, em Itambi. Juntas, as linhas totalizam 40km por percurso (ida e volta).

 

Quem também voltou a circular, nesta quinta-feira (04/07), é a linha Engenho Velho x Manilha. Em Manilha, a rota tem a unidade do Café do Trabalhador, como ponto de partida. No trajeto, os coletivos passam pela BR-101, desviando pela Rua Dona Bela, no bairro Bela Vista, indo até a Rua Projetada e retornando para a BR-101, seguindo pela Avenida 22 de Maio até o ponto final da linha. Já no trajeto Engenho Velho-Manilha tem como ponto de partida o bairro, passando pela Avenida 22 de Maio, pela BR-101, e tendo a unidade do Café do Trabalhador, em Manilha, como ponto final.

Todo o projeto de elaboração dos ônibus com Tarifa Zero em Itaboraí foi realizado pela Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS). Todos os ‘Laranjinhas’ contam com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), sirenes para solicitação de desembarque e poltronas confortáveis.

 

“O retorno dos ônibus com Tarifa Zero são de grande importância para a população de Itaboraí, pois trazem mais dignidade para o povo da nossa cidade. Hoje é um marco para o nosso município”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Marcelo Figueiredo.

 

Quem celebrou o retorno dos ônibus Tarifa Zero para as ruas do município foi a auxiliar administrativa Mayara Costa, de 36 anos. 

 

"Os ônibus de graça trazem uma cara nova para Itaboraí e vão beneficiar muitas pessoas, que não têm condição de pagar uma passagem. Estava ansiosa pelo retorno dos 'Laranjinhas' e, enfim, esse dia tão esperado chegou. Agora é desfrutar desse benefício, valeu Itaboraí", disse a moradora do bairro Venda das Pedras.

 

 

1 Comment


elizabethviana1408
Jul 08, 2024

Mês passado perdi por 2 x compromissos,mesmo saindo com 20 min de antecedência .

Moro no Areal e depois das 13:30 eles não respeitam os horários de aplicativos. São mais de 40 min para passar um ônibus indo para o Centro de Itaboraí

Tbm gostaria contestar sobre as paradas de vans nas pontos de ônibus no centro de Itaboraí próximo as Casas Bahia no horário de ranch atrapalhando o embarque de passageiros.

Cadê o ônibus do Areal,???? Laranjinhas por ex??????

Somos contribuintes e não está saindo de graça esses ônibus!

Aguardando uma resposta.

Edited
Like
bottom of page