top of page

Jornada do Turismo Fluminense termina em Niterói com plano estratégico para o setor

Rio de Janeiro, 12/9/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Ascom/Neltur

Mesa da Jornada com a fala do subsecretário de Turismo do Estado, Nilo Sérgio Félix


A 12ª Jornada Fluminense do Turismo, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR), terminou hoje (12), em Niterói, apresentando um Plano Estratégico para a próxima década no Estado. Niterói foi anfitriã com o presidente da Neltur- Niterói Empresa de Lazer e Turismo, André Bento, representando o prefeito Axel Grael, e o subsecretário da SETUR, Nilo Sérgio Félix, representando o secretário Gustavo Tutuca. A Jornada aconteceu no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da UFF, Campus Praia Vermelha, em São Domingos.

Nilo Sérgio Félix destacou a importância da ligação entre o poder público e o privado trabalharem para o engrandecimento do setor: “O Turismo é o segmento econômico que mais cresce no mundo, pois é um indústria sem chaminé e impacta diretamente 52% da economia como um todo, e o poder público e privado devem trabalhar sempre juntos para que esta atividade seja a protagonista econômica, principalmente no Rio de Janeiro. Essa Jornada só mostra que o Estado está preocupado na qualificação de todas as regiões turísticas do Estado e esse trabalho em conjunto, é necessário para que todos os patrimônios possam virar produtos vendáveis em todo o mundo”, analisou Félix.

André Bento, na foto ao lado de Nilo Félix, destacou que trabalhar numa Jornada como esta é uma grande oportunidade de abrir novos caminhos pensando a atividade turística com toda sua magnitude e abrangência econômica que merece e deve ter: “Aproveito esta Jornada para parabenizar todas as personalidades do turismo aqui presentes, lá no Conselho Municipal do Turismo debatemos muito sobre isso, pois temos que traçar uma rota, um caminho para tornar a atividade turística no Estado do Rio de Janeiro, protagonista no campo econômico. Para isso, precisamos de dados e isso só se consegue com parcerias como a que já fazemos com a UFF, posso citar aqui vários projetos em conjunto que temos, como o do Observatório do Turismo, que fizemos um aditivo e um Inventário; a História de Niterói; o Polo Cervejeiro e; o Turismo Náutico que, o prefeito Axel Grael está trabalhando nessa parceria, assim Niterói será a primeira cidade a trabalhar com esse plano estratégico para a próxima década, traçado durante essa Jornada.”, afirmou Bento.

Segundo o professor adjunto da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF e coordenador do curso na Instituição, Carlos Lidízia, Niterói ao encerrar essa Jornada mostra quão importante é a valorização de trabalhar este setor no Rio de Janeiro valorizando todas as suas regiões, num estudo que marcará toda a importância da área na década à frente: ”Essa Jornada fecha uma série de 12 reuniões, realizadas para dar um suporte às Regiões Turísticas do Estado do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, para fazer um monitoramento da mesma. Niterói e Rio de Janeiro estarem juntos nessa Jornada vem mostrar toda a importância de se trabalhar o turismo num caráter de complementaridade nesse campo”, fundamentou o Lidízia.



留言


bottom of page