top of page

Já estão funcionando os novos postos do Detran e SIM em Maricá

Rio de Janeiro, 02/4/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Agência GBNEWS

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) inaugurou na tarde desta segunda-feira (01) no Km 21 da RJ 106, o Centro Administrativo Integrado (COI) de São José do Imbassaí, que a partir de hoje começa a atender a população. O governador Cláudio Castro (PL) foi representado pelo secretário estadual de Planejamento e Gestão, Adilson Farias.


A estrutura tem 3.500 metros quadrados de área construída e parqueada, e integra diversos serviços municipais e estaduais, numa parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. Além de um posto do Detran-RJ, a população encontra no local, uma unidade do Sistemas Integrados Municipal (SIM), a nova sede da Secretaria Municipal de Transportes e a Coordenadoria Operacional da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran).


Fabiano Horta, destacou os equipamentos integrados oferecidos na nova unidade.

Fabiano Horta terá um gabinete no Centro administrativo Integrado para despachos administrativos


“É um sonho antigo da cidade e conseguimos realizá-lo por meio de convênio com o Estado. A prefeitura construiu e organizou todo o espaço. Os serviços do Detran agora serão centralizados aqui, com espaço amplo onde iremos atender muito mais gente e isso também vai gerar receita para a cidade. Cada carro emplacado em Maricá faz com que a gente receba parte do IPVA. Isso é crescimento de receita e desenvolvimento para a cidade. A gente também entrega um posto da Secretaria de Transporte para vistorias de taxis e vans escolares, além de mais uma unidade do SIM para que o morador de São José, Manu Manoela, Marine e todo entorno, possa interagir com a prefeitura de maneira mais próxima”, afirmou Fabiano.


Presidente do Detran-RJ, Glaucio Paz destacou a parceria com o município para instalar uma unidade estadual em Maricá, onde os moradores terão direito aos serviços sem precisar se deslocar para outros municípios.

“Uma melhora para a população que vai ser atendida com todos os serviços do Detran, como identificação civil, habilitação e prova prática de habilitação para a carteira A. Os moradores de Maricá não precisam mais se dirigir a outra cidade para fazer uma troca de propriedade ou qualquer outro serviço que envolva o veículo. Era uma dificuldade do Estado fazer isso sozinho e a Prefeitura possibilitou isso”, declarou Paz.


Os serviços do Centro Administrativo Integrado

Na unidade exclusiva do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) serão oferecidos serviços de identificação civil, habilitação, recursos de multa e nada consta, além de um posto de vistoria veicular. Com isso, os moradores não precisarão se deslocar mais para os municípios vizinhos, na busca pelo órgão estadual, que fará, em média, 300 atendimentos por dia em Maricá.


No Centro Administrativo Integrado funcionará ainda o novo prédio do SIM (Serviços Integrados Municipal), onde o morador poderá buscar solucionar dúvidas, dar entrada em processos e regularizar a situação de seu imóvel, entre outros serviços e a Coordenadoria Operacional da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), que é o braço avançado da logística de controle e fiscalização de trânsito da cidade.

A nova sede da Secretaria de Transportes de Maricá também terá seu espaço no COI, onde será disponibilizado atendimento aos permissionários que atuam no transporte do município, sendo: 464 motoristas de táxis credenciados, 145 mototaxistas, 96 motoristas de transporte escolar, 74 permissionários de vans, além dos motoristas de ônibus e do transporte complementar; e aos beneficiários do programa Mumbuca Transporte, que concede aos moradores cartões Riocard com crédito em viagens gratuitas nas vans municipais.

 







Σχόλια


bottom of page