top of page

Itaboraí passa a contar com Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM)

Rio de Janeiro, 01/7/2023

Por redação GBNEWS

Fotos: Secom/PMI

A Prefeitura de Itaboraí, em trabalho conjunto com a Polícia Civil, inaugurou o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM). Esse serviço que tem como principal objetivo atender mulheres vítimas de violência na cidade, passa a funcionar na 71ª Delegacia de Polícia, no Centro. O novo espaço conta com profissionais especializados para realizar o atendimento e acolhimento necessários para as vítimas. Além disso, uma sala foi adaptada para receber, entreter e manter em segurança as crianças, que precisarem ir até a delegacia com suas responsáveis.

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), expressou felicidade por mais esse passo dado rumo a uma prestação de serviço digna para a população, neste caso para as mulheres vítimas de violência. O chefe do Executivo também agradeceu o trabalho realizado pela delegada, Norma Passos, responsável pela 71ª DP de Itaboraí. "Quero agradecer a nossa delegada, a mulher responsável por isso tudo que está acontecendo hoje e que trabalhou incansavelmente. Parabéns, porque sem esse trabalho e empenho nada disso estaria acontecendo. Esse é o primeiro núcleo em nossa região e a gente sabe da importância que temos que dar para as mulheres. Aqui tem um espaço totalmente isolado para as crianças, para que essas mulheres possam dar seus depoimentos com tranquilidade. Hoje é um dia histórico em nossa cidade", disse Marcelo Delaroli. Esse novo local de acolhimento na cidade, visa garantir atendimento humanizado para mulheres. Vale destacar que os profissionais do Núcleo foram capacitados pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), responsável pelo treinamento da rede de apoio, que engloba a Guarda Municipal e servidores da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social, entre outros.

A delegada da 71ª DP de Itaboraí, Norma Passos, ressaltou a importância desse projeto estar saindo do papel na cidade e agradeceu a parceria com o Executivo Municipal. "Grata pela parceria, a sala ficou linda e a gente vai poder dar um atendimento mais acolhedor para as mulheres vítimas de violência. A delegacia está de portas abertas para quem precisar de atendimento e a Prefeitura vai disponibilizar uma assistente social e uma advogada para poder dar toda assistência para essas mulheres no momento em que elas mais precisarem", finalizou a delegada. O NIAM atua por meio de um convênio publicado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Itaboraí. O serviço conta ainda com o apoio de órgãos municipais, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Justiça de Itaboraí.


bottom of page