top of page

IPVA-RJ: 2ª parcela começa a vencer nesta quinta-feira (23); aqui a tabela

Rio de Janeiro, 23/02/2023

Por Redação GBNEWS

A 2ª parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos automóveis registrados no estado do Rio de Janeiro começa a vencer nesta quinta-feira (23). As datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo. Segundo dados do aplicativo Zul+, da Estapar, em 2023, quatro em cada dez pessoas optaram pelo pagamento à vista, enquanto seis decidiram pelo pagamento parcelado. No ano passado, a proporção foi ao contrário: 60% dos proprietários optaram pelo pagamento em cota única.


“Com o aumento do preço médio dos veículos, o IPVA ficou mais caro, fazendo com que uma parcela maior de motoristas optasse por dividir o pagamento do tributo”, afirma André Brunetta, Diretor de Inovação e Digital da Estapar.

Quem não efetuou o pagamento da primeira parcela ou da cota única em janeiro poderá quitar o imposto agora com juros e multa. Com o Zul+, o proprietário consegue dividir o valor do IPVA pelo app em até 12 vezes. O aplicativo ainda disponibiliza outras formas de pagamento, como Pix, Google Play e Apple Pay.


O valor a ser pago depende do modelo do carro, moto ou caminhão. O imposto é calculado a partir de uma alíquota definida em cada estado sobre o preço de venda do automóvel. No Rio de Janeiro, a alíquota definida foi de 4% para carros de passeio, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular) e 0,5% para movidos exclusivamente por energia elétrica. Assim, um veículo de passeio que custa R$ 50 mil terá o valor do IPVA de R$ 2 mil.


Para fazer o cálculo, basta o motorista, sabendo o preço do veículo, multiplicar esse número por 0,04. Para os outros modelos, o correto é multiplicar por 0,02 (motos), 0,015 (movidos a GNV) e 0,005 (movidos a energia elétrica).


Importante ressaltar que o aplicativo oferece, além de tributos como o IPVA, pagamento de licenciamento e multas, serviços como tag de pedágio sem mensalidade, tecnologia para encontrar o estacionamento mais próximo, opção de baixar o CRLV digital (documento do veículo), localização de concessionárias, entre outras funcionalidades. Tudo isso na palma da mão, sem a necessidade de baixar diversos apps que ocupam mais espaço de memória dos smartphones.



Comments


bottom of page