top of page

Ilha da Conceição recebe Procon Itinerante de Niterói

Rio de Janeiro, 02/5/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Luciana Carneiro

Começou, nesta terça-feira (2), o projeto Procon Itinerante, que vai percorrer várias regiões de Niterói até dezembro. O serviço, uma parceria entre as Secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo, leva atendimento gratuito para os consumidores através de uma van adaptada.

Os moradores da Ilha da Conceição foram os primeiros a receber o serviço móvel, que vai funcionar, até quinta-feira (5), na Administração Regional da Ilha da Conceição. A aposentada Maria de Lourdes Miranda, que passava em frente ao local nesta manhã, aprovou a iniciativa.

“Sempre que tem alguma iniciativa aqui na regional eu procuro saber e ajudo a multiplicar para os outros moradores. Acho muito importante essa ação, porque facilita a vida das pessoas e ajuda a esclarecer dúvidas. O Procon entra como um intermediário nos casos, ajuda a acelerar os processos”, disse.

A van foi adaptada com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador e vai rodar pela cidade para fazer atendimentos móveis em diversos pontos. Roberto Teixeira, secretário de Defesa do Consumidor, explica que o veículo está equipado para atender à população.

“O objetivo é facilitar a vida dos consumidores da periferia da cidade, levando ajuda para resolverem seus problemas de consumo, além de esclarecimento sobre seus direitos de consumidor. Estamos totalmente equipados para atendê-los e forneceremos também os Códigos de Defesa do Consumidor”, contou o secretário.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

A secretária de Governo, Rubia Secundino, ressaltou que a parceria com as regionais facilita a interlocução com os moradores dos bairros.

“As Administrações Regionais já fazem parte do dia a dia dos moradores dos bairros pela proximidade e pelo trabalho desenvolvido junto com a população local. Essa parceria vai ser fundamental para levar informação e orientação jurídica a quem precisa e não sabe nem por onde começar os trâmites burocráticos que alguns processos necessitam”, destaca Rubia.

As atividades acontecem sempre na primeira e terceira semana de cada mês – exceto em dezembro, por conta das festividades – e fica três dias em cada regional. Serão disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das regiões. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia. O atendimento da equipe do Procon intermediou os casos, chegando a 86% de resolutividade. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

Calendário do Procon Itinerante nas Regionais:

Maio:

- 2, 3 e 4 – Administração Regional da Ilha da Conceição (CSU - Rua Jornalista Sardo Filho, s/nº)

- 16,17 e 18 – Administração Regional do Centro / Ponta d´areia, sendo cada dia em uma das praças da região (16 - Praça Dr José Vitorino, 17 - Praça São João e 18 - Praça do Rink)

Junho:

- 5, 6 e 7 – Administração Regional de Santa Rosa, Cubango e Vital Brazil (Praça Raul de Oliveira Rodrigues)

- 20, 21 e 22 – Administração Regional do Fonseca (Horto do Fonseca)

Julho:

- 4, 5 e 6 - Núcleo Executivo Regional (4 - Caramujo (Praça da Abolição), 5 - Santa Bárbara (Praça Saldanha Marinho) e 6 Maria Paula (Pça Tancredo Neves)

- 18, 19 e 20 – Administração Regional da Engenhoca e Tenente Jardim (18 e 19 - Engenhoca (Praça José Vicente Sobrinho) e 20 - Tenente Jardim (Praça do Coreto)

Agosto:

- 8, 9 e 10 – Administração Regional de Jurujuba (Praça da Asa Delta (Cais)

- 15, 16 e 17 – Administração Regional de São Francisco (Praça Dom Orione)

Setembro:

- 12, 13 e 14 – Administração Regional do Rio do Ouro (Praça Manuel Antunes Filho)

- 26, 27 e 28 – Administração Regional de Itaipu e Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos Pereira)

Outubro:

- 3, 4 e 5 – Administração Regional do Barreto (Horto do Barreto)

- 17, 18 e 19 – Administração Regional do Badu, Sapê e Matapaca (17 - Badu (Pça Ivan da Silva Lima), 18 Sapê (Largo da Padaria Soberana) e 19 - Matapaca (Rua Marilda Gonçalves do Nascimento, 01 Shopping do Pet Fun)

Novembro:

- 7, 8 e 9 – Administração Regional do Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes)

- 21, 22 e 23 – Administração Regional do Ponto Cem Réis (Praça Dom Agostinho Benassi)

Dezembro:

- 5, 6 e 7 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)

- 12, 13 e 14 – Administração Regional do Ingá (Praça Dr Nilo Peçanha)

Serviço: Início do Procon Itinerante – Ilha da Conceição

Datas: 2, 3 e 4 de maio de 2023 (20 vagas por dia)

Horário: 10 às 15 horas

Local: Centro Social Urbano - Rua Jornalista Sardo Filho, s/nº


Comments


bottom of page