top of page

ICTIM representa Maricá no MIT Reap Impact Summit, nos Estados Unidos

Rio de Janeiro, 02/9/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Em missão oficial nos Estados Unidos, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) representou a Prefeitura no MIT Reap Impact Summit, fórum que foi realizado em Cambridge e discute estratégias de aceleração de startups em setores como energia, agronegócio, TI e saúde. Iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade norte-americana de renome, o encontro celebrou os 10 anos de lançamento do programa MIT Reap (Regional Entrepreneurship Acceleration Program). O presidente da autarquia, Carlos Senna; o diretor de Tecnologia, Marcio Campos; e o gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, Francisco Andrade, integraram a delegação de Maricá. O evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao MIT, corporações e autoridades relevantes para a comunidade internacional de inovação e empreendedorismo. O ICTIM foi convidado pelo MIT Reap Rio e, dentre os participantes do Brasil, executivos de empresas como Eletrobras, Petrobras, Vibra, Energy HUB, Bolder e MSW Capital, bem como profissionais do governo municipal da cidade do Rio de Janeiro e membros da UFRJ.

Carlos Senna (direita da foto) destacou que participar de eventos deste porte é a oportunidade de projetar Maricá para além do seu entorno.


"Quando nos engajamos com quem está desenvolvendo ciência e tecnologia de ponta, conseguimos parceiros para investir em iniciativas que transformem nossa economia", afirmou o presidente do ICTIM. "O MIT Reap acelera a inovação em cidades mundo afora a partir do estímulo de áreas vocacionadas. Energia e desenvolvimento sustentável foram os setores escolhidos na edição do Rio realizada em janeiro. Como Maricá tem investido em projetos sustentáveis, a exemplo do ônibus híbrido, fomos convidados a participar do evento nos Estados Unidos para conhecer o que está sendo produzido nos laboratórios da Universidade", explicou o diretor de Tecnologia, Marcio Campos. Imersão nas iniciativas do MIT Na terça-feira (29/08), a delegação iniciou o seu dia visitando o Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, que ensina empreendedorismo voltado à inovação. Na sequência, os presentes seguiram para o MIT.nano, instalação de ciência e engenharia em nanoescala que é aberta à comunidade universitária. Posteriormente, conheceram o MIT ILP (Programa de Ligação Industrial), que conecta grandes organizações à Universidade. No dia seguinte (30/08), o grupo conheceu o MassChallenge, uma rede global que reúne startups, especialistas, empresas e comunidades para solucionar desafios, transformar negócios e economias. Encerrando a imersão, a delegação visitou as instalações do Greentown Labs. MIT Reap in Rio Em janeiro, na edição do MIT Reap in Rio, o diretor de Tecnologia do instituto, Marcio Campos, compôs um painel sobre desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. Segundo Hudson Mendonça, coordenador do programa, o município vem se destacando na área. O objetivo a longo prazo da iniciativa é transformar o Rio de Janeiro em um "Vale do Silício" de energia e sustentabilidade, a partir da consolidação de uma rede de inovação e tecnologia.


bottom of page