top of page

Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ promove a inclusão

Rio de Janeiro, 22/6/2023

Por Redação GBNEWS

A segunda edição do Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQI+ será realizada, às 10h deste sábado (24), mês do orgulho LGBT+, com um torneio de vôlei de praia, em Ipanema, Zona Sul do Rio, para se tornar um marco na causa LGBT+ no cenário esportivo da cidade. "Neste festival, todas as pessoas interessadas em participar serão bem-vindas. Igualdade, diversidade e inclusão através do esporte são as nossas principais bandeiras", explica a idealizadora do projeto Jackie Silva, a primeira mulher brasileira a ganhar a medalha de ouro na história das Olimpíadas. Com patrocínio do Ministério do Esporte, da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Esportes, e do quiosque Sel D'Ipanema, e apoio de Secretaria de Diversidade, Unesco, Riotur e Visit Rio, a segunda edição, terá a Tifanny, primeira jogadora de vôlei transgênero do Brasil a entrar em quadra no circuito profissional, como convidada especial para o jogo exibição que vai reunir estrelas do esporte e celebridades gays.

"Ela é a nossa bandeira da diversidade porque o esporte ainda não conseguiu definir o papel da trans", explica Jackie. "Estou muito feliz em poder participar dessa festa que vai acontecer no voleibol de praia na cidade do Rio de Janeiro, uma cidade conhecida no mundo inteiro que precisa dar espaço para o público LGBTQIA+. Eu, como primeira mulher trans do esporte brasileiro, fico muito feliz de ser convidada para participar de um evento tão importante como esse junto de uma campeã olímpica, a Jackie Silva. Isso é muito gratificante, pois eu sei que a nossa comunidade trans é a que mais sofre no meio LGBTQIA+, somos o país que mais mata mulheres trans no mundo", analisa Tifanny.

Tifanny, primeira jogadora trans de vôlei do Brasil

Além dela, a bicampeã olímpica Fabi Alvim, a jogadora de vôlei Carol Solberg, a percursionista Lan Lanh e a psicóloga Bárbara Freitas já confirmaram presença no jogo exibição. Através de um torneio aberto ao público, com 32 duplas _ 16 masculinas e 16 femininas _ divididas em quatro quadras, o festival pretende proporcionar aos participantes uma experiência marcante de atividade física associada à inclusão, sustentabilidade e belezas naturais da cidade. O evento pretende proporcionar um espaço seguro e saudável para a comunidade LGBTQIA+ e o público se reunir, socializar e se envolver em uma competição saudável que realça a importância da inclusão social, e demonstra que todos são valorizados e bem-vindos na sociedade. "Feliz com o patrocínio da Secretaria de Esportes em um evento com uma causa tão importante. Jackie é uma referência, não só para o vôlei mas para o esporte mundial. Sempre estaremos de braços abertos para eventos que abrecem a bandeira da inclusão e diversidade. Ansioso para o dia 24, Ipanema vai parar com o Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+", disse o secretário de Esportes do município do Rio, Guilherme Schleder. O festival também contará com a participação de DJs e apresentações de Drags para animar o ambiente e transformar a praia num local de confraternização para todos com distribuição de uma combinação clássica das areias cariocas: biscoito Globo e mate. Outro pilar importante é a sustentabilidade, o torneio será organizado de forma sustentável, com foco na minimização do impacto ambiental nas areias da praia. Produtos biodegradáveis, canudos e copos de papel, e coleta de lixo seletiva serão implementadas. Essas medidas não apenas promovem a sustentabilidade, mas também demonstram a importância de proteger o meio ambiente e estimular eventos que não interfiram nas belezas naturais das praias. Ações como essa visam trazer benefícios econômicos para a cidade, impulsionar o turismo e oferecer oportunidades para o comércio local. Portanto, celebrar o orgulho gay, abraçar a causa LGBTQIA+ dentro e fora do esporte e preservar as praias do Rio de Janeiro são atitudes interligadas que promovem a igualdade, a inclusão, a sustentabilidade e o fortalecimento da cidade como um todo. SERVIÇO: Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ Data: 24 de junho Local: Rua Garcia D'Ávila, em frente ao número 500 da Av. Vieira Souto Horário: Das 10h às 16h


Komentarze


bottom of page