top of page

Exposição "Meu Lugar" leva o MAR para São Gonçalo

Rio de Janeiro, 03/9/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Fábio Guimarães

Abrindo as comemorações de 133 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo, foi inaugurada, na manhã deste sábado (2), a exposição itinerante “Meu Lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, na Praça Chico Mendes, no Raul Veiga.


São Gonçalo foi a primeira cidade a receber a mostra do projeto – que também vai passar por Duque de Caxias, Guapimirim e Campos -, cujo objetivo é fazer o público pensar os sentidos do habitar no Estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias.


“São Gonçalo é um lugar de potência, não mais de carência. Ter essa exposição aqui na cidade mostra que estamos no mapa da Cultura, e ter esse projeto do MAR sendo iniciado por aqui é muito simbólico. Estamos muito felizes de poder proporcionar esse presente aos gonçalenses nesse mês de aniversário da cidade. Torço para que todos tenham a oportunidade de visitar a exposição, pois tudo foi feito pensado no gonçalense”, declarou a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira.

“A cultura e a educação transformam vidas e potencializam o sentimento de pertencimento das pessoas na cidade. É muito importante a Prefeitura ter abraçado esse projeto, pois é a prova de que acredita nesse potencial transformador para o desenvolvimento das pessoas. É importante destacar que todas as atrações são gratuitas, pois foram pensadas na democratização do acesso à cultura”, disse a diretora executiva do MAR, Sandra Sérgio.


A mostra, que tem curadoria de Thiago Fernandes, conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas. Um deles é o gonçalense Jefferson Medeiros, nascido e criado em Alcântara, que conta com duas peças na exposição.


“Fico muito feliz em poder apresentar para os gonçalenses um pouco da minha narrativa artística que é poder pensar no mundo a partir de São Gonçalo. Na mostra, o meu trabalho não trata exatamente da cidade, mas sim uma observação do mundo a partir de São Gonçalo, ou seja, todo meu olhar sobre os problemas da sociedade, a vida do trabalhador, são questões que surgem da minha experiência aqui no município. Espero que as pessoas visitem essa mostra, que está linda”, disse o artista.


Em paralelo à exposição, a Praça Chico Mendes recebeu também apresentações de artistas locais e da bateria da escola de samba Porto da Pedra, campeã da Série Ouro do carnaval de 2023, que animou a todos os presentes com os clássicos “Um Carnaval Dos Carnavais” e “Explode Coração”.

Hoje, domingo (3), tem mais. Às 10h30, será apresentado o musical infantil “O Planeta Agradece”, um espetáculo que aborda temas relacionados à consciência ambiental, sustentabilidade e reciclagem de forma lúdica, criativa e pedagógica.


Às 14h, o cantor e compositor Bruno Paiva, que soma mais de 20 anos de carreira, vai comandar uma legítima roda de samba com um repertório recheado de clássicos de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Fundo de Quintal e muito mais.


E, para encerrar o primeiro fim de semana de atrações, o artista plástico gonçalense Leandro Ribeiro vai apresentar uma mostra especial.

A exposição “Meu Lugar” fica em cartaz até o dia 1º de outubro, com visitação gratuita de quarta a domingo, das 10h às 17h.







Comments


bottom of page