Rio de Janeiro, 10/8/2023
Por Gilson Barcellos

(divulgação)
No período de 21 a 25 deste mês, o Porto de Maricá (TPN – Terminais Ponta Negra), começa a ser materializado com a finalização dos ensaios hidrodinâmicos decorrentes de modelagem física do seu quebra-mar. O trabalho será realizado em tanque de prova dos Laboratórios da NRC-National Reserch Council em Ottawa-Canadá.
Segundo o engenheiro João Acácio, presidente da DTA Engenharia, empresa responsável pela construção do Porto de Maricá, como se trata de uma obra sofisticada e de grande porte, o quebra-mar é composto de rocha tipo gnaisse obtida em jazida dentro da própria gleba do projeto e devidamente autorizada pelo DNPM, hoje ANM – Agência Nacional de Mineração.

Engenheiro João Acácio (arquivo/Agência GBNEWS)
“A DTA Engenharia optou pelo Canadá, pela excelência técnica que esse consagrado laboratório representa a nível mundial, possibilitando atender o curto cronograma do projeto”, destacou João Acácio que pretende lançar a pedra fundamental do Porto até o final deste ano.
A Revista GBNEWS em sua primeira edição, publica todos os detalhes da construção do Porto de Maricá. Acesse o site gbnews.com.br