top of page

EXCLUSIVO: Pedra Fundamental do Porto de Maricá será lançada no início de 2025

Rio de Janeiro, 17/10/2024

Por Gilson Barcellos

O lançamento da Pedra Fundamental do Porto de Jaconé em Maricá vai acontecer no primeiro trimestre de 2025 para marcar o início das obras. A informação em primeira mão ao GBNEWS é do engenheiro João Acácio, presidente da DTA Engenharia Ltda responsável pela construção do terminal marítimo.

 

“Nesta sexta-feira (11) tivemos reunião importante na Petrobras e o Porto de Maricá está eleito projeto-parceiro na prioritária área de logística, o que, por sinal, já é desde a opção da estatal pela instalação do gasoduto Rota 3, que tem sua conexão/shore approuch no terminal”, disse Acácio. Ainda segundo o engenheiro, outras instalações específicas virão no campo da energia limpa e do combustível do futuro, lei recém promulgada!

 

No início do governo de Washington Quaquá (PT), eleito prefeito de Maricá no último domingo, dia 06, serão apresentadas pela DTA Engenharia, importantes novidades antecedendo o lançamento da Pedra Fundamental do Porto de Jaconé para o início das obras, que será o maior investimento portuário privado do Brasil, cerca de US$2,4 bilhões

 

Sociedade

Segundo o prefeito eleito deputado federal Washington Quaquá (PT), que comandará Maricá pela terceira vez, a cidade nos próximos quatro anos passará por uma transformação econômica. Na sua primeira entrevista coletiva dois dias após ser eleito, disse que Maricá será sócia do Porto de Jaconé com recursos do Fundo Soberano.

 

Rota 3

Depois de 10 anos do início do projeto, o 3º gasoduto do pré-sal foi inaugurado no último dia 13 de setembro, pela Petrobras, com a presença do presidente Lula (PT). O duto submarino Rota 3 vai escoar gás natural produzido em vários campos da região até Itaboraí (RJ) no Complexo de Energias Boaventura, novo nome do antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Um dos empreendimentos mais aguardados pelo setor energético, o Rota 3 é o 1º grande projeto da Petrobras voltado para o gás natural a ser entregue em pelo menos 8 anos. O último foi o Rota 2, iniciado em 2016.

Comments


bottom of page