Rio de Janeiro, 07/01/2025
Por Gilson Barcellos
O lançamento da pedra fundamental do Porto de Jaconé, em Maricá, está previsto ainda para este primeiro trimestre de 2025. O presidente Lula (PT) foi convidado recentemente pelo prefeito Washington Quaquá (PT) num encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. Empresário João Acácio relembra o sonho dele e do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, em 2010, sobre a construção de um porto na cidade.
Segundo o presidente da DTA Engenharia (responsável pela construção do porto), João Acácio, com a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), os insumos chegarão pelo Porto recebendo na zona industrial alfandegada mão de obra local especializada e qualificada, para montar e produzir equipamentos tanto para exportação como para o mercado local. Maricá será um exemplo de desenvolvimento sustentado para o Brasil!, afirmou o engenheiro.
“Nunca me esqueço quando em 2.010/11, na primeira gestão de Quaquá iniciamos o sonho de Maricá ter um porto de classe mundial! Será o único terminal de conteineres da América Latina para receber os modernos big-ships de 20 a 25 mil TEU’s, que não operam na costa brasileira, e que trazem uma redução do frete de até 70% em relação aos navios que atualmente operam no país", relembrou Acácio.
João Acácio disse que está sendo preparado o terreno em Jaconé onde será montado o canteiro de obras da DTA Engenharia
Será uma revolução logística sem precedentes, trazendo para o Rio de Janeiro um novo ciclo de desenvolvimento”, disse João Acácio com exclusividade para o GBNEWS.
Segundo o empresário, nascerá a verdadeira PPP-Parceria Público Privada, onde a administração pública participa do investimento através do seu fundo soberano, passando a ter ações da empresa, assento na gestão e no conselho, recebendo dividendos, como atuam os grandes fundos soberanos de classe mundial.
Maricá estará dando exemplo para o Brasil, e o mais relevante: de acordo com a lei de partilha, o município, por abrigar uma instalação portuária de logística da cadeia de óleo e gás, passa a receber um royalty adicional de cerca de R$ 1,3 bilhões /ano, o que equivale a pagar o investimento desse fundo soberano em pouco mais de um ano.
Não há oportunidade melhor que essa para atender ao interesse público conciliando com o interesse privado empresarial!!, concluiu João acácio que embarca para a Europa e África (Marrocos) no próximo dia 14. Durante duas semanas, vai tratar de novos terminais que querem operar no complexo portuário de Maricá, conforme o GBNEWS noticiou no último dia 02. Link: https://www.gbnews.com.br/single-post/exclusivo-novos-terminais-querem-operar-no-complexo-portu%C3%A1rio-de-maric%C3%A1
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