top of page

Eventos marcam a Semana Mundial do Meio Ambiente em Maricá

Rio de Janeiro, 05/6/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Anselmo Mourão

A comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, por parte da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, teve uma série de eventos, começando com uma ação no túnel da antiga linha férrea, no Calaboca, em Inoã, para a retirada da vegetação exótica e de resíduos. A atividade contou com integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


Segundo o gestor da secretaria de Cidade Sustentável, Felipe Zeidan Silveira, a ação teve um número reduzido de pessoal, devido a pandemia da Covid-19.

“Nosso objetivo é fazer um mutirão para retirada de resíduos sólidos e também para remover as espécies exóticas invasivas na trilha do Catumbi. Essa é uma das principais trilhas de Maricá. As plantas exóticas predominantes são o capim-colonião, orquídea africana exótica e diversos tipos de capim exóticos”, afirmou.

André Costa, coordenador de uso público do Parque Estadual da Serra da Tiririca afirmou que a presença dessas plantas de espécie exóticas invasoras faz com que as outras espécies não consigam crescer.


“Na competição por nutrientes e luz, saem ganhando das espécies o que causa perda da biodiversidade local e da área dessas espécies nativas. O nosso trabalho é remover essas espécies e fazer o plantio dessas plantas nativas”, comentou.


Durante a semana teve exibição através das mídias sociais da Prefeitura de Maricá, dos vídeos “Aprecie a Natureza, Animais em Risco”, “Ações para conscientizar”, que tem como objetivo ser uma amostra de como pequenas ações ambientais são exemplos de conscientização ecológica, despertando uma relação de respeito e harmonia com a natureza no momento de separação do lixo, por exemplo.

Ainda na Semana do Meio Ambiente em Maricá, foi exibido o vídeo “Plantar, Colher e Alimentar”, também nas redes sociais da prefeitura e a instalação de placa informativa de conscientização ambiental próximo à Sacristia, em Ponta Negra.


Hoje (05), a programação começou com a distribuição de mudas do programa Maricá + Verde, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), seguida do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, refúgio de Vida Silvestre no Espraiado e exibição do vídeo “Descarte Correto de Resíduos”, nas redes sociais da Prefeitura.


Comments


bottom of page