top of page

Estudantes do “Passaporte Universitário” limpam praias de Maricá

Rio de Janeiro, 18/9/2021

Por Gilson Barcellos

Fotos: Agência GBNEWS

Estudantes iniciaram a contrapartida do "Passaporte Universitário" ajudando na limpeza das praias de Itaipuaçu e Ponta Negra, em Maricá


O “Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios com coordenação da autarquia SOMAR, “mobilizou na manhã deste sábado (18), em Maricá, estudantes beneficiados com o Passaporte Universitário (100% da bolsa), que começaram a pagar a contrapartida à Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi conscientizar a população a não poluição desses locais e como isso afeta negativamente o meio ambiente.

Na Praia do Recanto, Itaipuaçu, com coordenação nota 10 de Marcelo Marinho, coordenador do setor de Projetos da autarquia Somar, cerca de 50 universitários de vários cursos como engenharia, direito, publicidade, jornalismo e nutrição, com luvas, protetor solar, álcool em gel, vassouras e sacos plásticos, recolheram isqueiros, pedaços de isopor, sacos plásticos, cacos de vidro, latas de refrigerantes, entre outros, uma das mais procuradas por moradores e turistas.

Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, Gerhard Sardo e o coordenador do setor de Projetos da Somar e coordenador do evento em Itaipuaçu, Marcelo Marinho


A ação começou com um farto café da manhã com salgados, frutas, bolo, sucos, refrigerantes e água mineral. Em seguida, Marinho orientou os estudantes que contaram com a participação de crianças da Escola Municipal Mata Atlântica, moradores, voluntários da União Maricaense dos Estudantes (UMES), funcionários do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Companhia de Saneamento de Maricá (Sonemar) e também do coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, Gerhard Sardo.

Universitários envolvidos na ação em Itaipuaçu


Ao todo foram seis pontos de ações de conscientização pelo município. As equipes além de Itaipuaçu e Ponta Negra( que contaram com os estudantes do Passaporte Universitário), Cordeirinho, Lagoa de Guarapina, Barra de Maricá e Espraiado (Zona Rural de Maricá), que contou com a limpeza das margens do rio Caranguejo. Cerca de 500 pessoas limparam praias e rios.

Equipe da Somar que chegou bem cedo no Recanto para garantir o início dos trabalhos por volta das 9h30










Comments


bottom of page