Rio de Janeiro, 13/11/2023
Por Redação GBNEWS
Foto: Secom/PMI
Prefeito Marcelo Delaroli e deputado estadual Guilherme Delaroli entregam certificado
Mais de 70 alunos do município receberam, na tarde desta sexta-feira (10), os certificados de conclusão de dois cursos de qualificação profissional frutos de uma parceria da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A cerimônia foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.
Ao todo, 73 alunos se formaram nos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Operações em Logística. As aulas tiveram início em julho deste ano e foram realizadas na unidade da FAETEC, em Ampliação, e no polo de Itambi. Presente na entrega dos certificados de conclusão, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), frisou a importância dos cursos de qualificação profissional para os moradores de Itaboraí.
"Fiz questão de entregar esses certificados e olhar no olho de cada um desses alunos e parabenizar pela iniciativa de buscar os cursos e a qualificação. E no que depender do nosso governo, daqui pra frente, é só vitória. Hoje é dia de parabenizar esses munícipes que se qualificaram e alguns já conseguiram as suas vagas no mercado de trabalho", disse Marcelo Delaroli (PL).
O curso de Assistente de Operações em Logística foi dividido em três módulos ou unidades de competência: programar e controlar o recebimento e expedição de materiais; armazenar materiais e programar a distribuição de materiais. Já Assistente Administrativo, os módulos foram divididos da seguinte forma: executar as etapas de organização e controle de documentos; e executar serviços de apoio as rotinas administrativas.
Em maio deste ano, a Prefeitura de Itaboraí firmou um acordo de cooperação técnica para a abertura de 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no município. Ao todo, o termo prevê a realização de cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Operações em Logística, Assistente de Produção Industrial, Almoxarife de Obras, Eletricista Predial, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G e Soldador de Aço Carbono Mag 6g.
O consultor de negócios da Firjan, Washington da Cruz, celebrou o sucesso da parceria. "É um projeto que está só começando e vai trazer boas notícias para o município. E é dia de parabenizar esses alunos que tiveram o interesse de participar dos cursos de qualificação profissional e agora estão se formando. Desejo que todos os formandos tenham sucesso nas suas respectivas funções e que seja realmente o primeiro de muitos passos desses novos profissionais", afirmou Washington.
Também presente na entrega dos certificados para os alunos, o deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) afirmou que a mão de obra qualificada aumenta as chances de emprego para os moradores de Itaboraí.
"Hoje está sendo um dia mais que especial para a nossa cidade. Sempre falo que temos que profissionalizar o nosso povo para não deixar que as vagas de emprego escapem pelos dedos. E quando chego aqui e vejo essas turmas se formando é muito gratificante. Esses cursos vão trazer mais dignidade para esses alunos, porque em Itaboraí nós investimos em trabalho e qualificação profissional", concluiu o deputado estadual.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Dinei Dias, afirmou que a parceria com a Firjan já vem rendendo frutos para o município de Itaboraí.
"Hoje é um dia muito gratificante para o município de Itaboraí, pois é o início de uma parceria que já começou a trazer frutos para a cidade. Hoje temos alguns alunos que já conseguiram emprego e isso prova que estamos no caminho certo. E nós, a pedido do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, fazemos isso pela população de Itaboraí. A mão de obra qualificada aumenta muito as chances do nosso povo de alcançar novos empregos e outros cursos vêm sendo realizados em prol de mais vagas de emprego e mais qualificação profissional", frisou o secretário.
Comments