top of page

Estado apoia a segunda edição do Encontro de Ferromodelismo de Vassouras

Rio de Janeiro, 23/10/2022

Por Redação GBNEWS

Foto: Humberto Morais

Estação ferroviária de Vassouras


Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio participaram da segunda edição do Encontro de Ferromodelismo de Vassouras, neste sábado (22), na antiga estação ferroviária, no Centro. O evento contou com expositores de diversas partes do país, atrações musicais e gastronomia.


O evento foi organizado pelo ferromodelista Carlos Henrique Carreira da Silva e pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, com o apoio da Setur-RJ, TurisRio, Universidade de Vassouras e Frateschi, única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais da América Latina.


“Sou suspeito para falar, considero a ferrovia um meio de transporte completo, atende a vários fins e está fazendo falta também no segmento turístico. Nós da Setur, estamos com projeto de revitalização de quatro ferrovias do estado: Barra Mansa-Lídice-Angra, Guia de Pacobaíba, Conservatória-Ipiabas e trens turísticos de Minas – Sapucaia-RJ/ Chiador-MG/ Três Rios-RJ,” explicou o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.


Sobre o ferromodelismo

É um hobby que reproduz modelos de transporte ferroviário (trens, bondes etc) em várias proporções em relação ao tamanho original dos equipamentos.

O primeiro conjunto comercial desse modelismo foi feito pela empresa alemã Marklin em 1891. No Brasil, a Indústrias Reunidas Frateschi, fundada em 1958, é especialista na fabricação de trens elétricos em miniatura na escala HO.



Comentários


bottom of page