top of page

Especialistas debatem políticas públicas de Maricá

Rio de Janeiro, 09/01/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá reuniu nesta segunda-feira (09) especialistas em políticas públicas para o debate sobre o tema “Financiamento ao desenvolvimento local à luz de experiências internacionais”, no auditório do Banco Mumbuca. O encontro contou com apresentação de estratégias de destaque no desenvolvimento local com comparação a casos internacionais, debatendo políticas voltadas para a população maricaense, como os programas de Amparo ao Trabalhador (PAT), de Amparo ao Empregador (PAE) e de Renda Básica de Cidadania (RBC) e a moeda social Mumbuca, entre outros. “Maricá tem se destacado no cenário internacional com as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento econômico da cidade. Esse encontro é mais uma oportunidade de debater, a partir de dados e sob a ótica das boas práticas mundo afora. O impacto que os projetos e programas do município têm no crescimento regional”, disse o presidente do Instituto Darcy Ribeiro, Romário Galvão.

O evento contou com a participação do professor da Universidade de Pula (Croácia), especialista em desenvolvimento local, microfinanças e cooperativismo, Milford Bateman; da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carmen Feijó; do secretário de Economia Solidária de Maricá, Adalton Mendonça; da presidente do Banco Comunitário Popular de Maricá, Manuela Melo; do gestor da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do ICTIM, Francisco Andrade; e medição do coordenador de Informação do IDR, Diego Maggi.

“A roda de conversa foi pensada a partir do estudo do especialista em desenvolvimento local, microfinanças e cooperativismo Milford Bateman, que acrescentou a cidade de Maricá como agenda de pesquisa internacional, diante das políticas sociais da cidade. Reunimos também demais especialistas sobre a especificidade de Maricá em relação a casos internacionais”, explicou o coordenador de Informação do Instituto Darcy Ribeiro, Diego Maggi. O especialista em desenvolvimento local, microfinanças e cooperativismo, Milford Bateman, destacou como utilizar novas tecnologias financeiras para sustentar o desenvolvimento local em Maricá. “Passamos por estudos em outros países, como Reino Unido, que foi fracassado e o norueguês, que foi bem sucedido. Maricá parece estar desenvolvendo seu próprio modelo de fintech (tecnologia financeira) centrado nas pessoas, utilizando tecnologias financeiras de forma criativa, especialmente vinculado ao seu esquema de Renda Básica”, destacou.


Comentarios


bottom of page