Rio de Janeiro, 07/5/2022
Por Redação GBNEWS
Devido a alta inflação e com consumidores mais endividados, 45% dos brasileiros farão menos compras neste Dia das Mães. Segundo a pesquisa Pulso, das empresas Score Retail e Hibou, 24% dos consumidores consideram que a renda não mudou; e 22% disseram que, apesar de mais apertados, vão manter o ritmo de consumo para a data; e 1% disse estar com mais dinheiro e que vai gastar um pouco mais. Realizado no período de 25 a 26 de abril, o levantamento contou com 1.133 entrevistados em nove cidades.
Dentre as categorias de produtos preferidas por quem vai comprar presente de Dia das Mães estão a de vestuário (66%), calçados (38%), perfumes (36%), bolsa e acessórios (26%), comestíveis (18%), beleza e maquiagem (17%), joalheria (17%), artesanato (16%), eletrônicos (10%), utilidades domésticas (9%), decoração (9%) viagem (8%), eletrodomésticos (6%). Para a Allis Comunicação, empresa da Allis Field Marketing – referência no segmento varejista, com a diminuição na intenção de consumo é preciso buscar estratégias adaptadas ao segmento do comércio para conseguir bons resultados de vendas durante o período. A preocupação maior é das lojas físicas que, por aumentar o estoque no local para atender as demandas do feriado, precisam encontrar formas de não obter prejuízos. Confira algumas dicas:
1) Entender o público-alvo e o tipo de loja
Um aspecto fundamental para o sucesso nas vendas é entender o comportamento de comunicação que se deve ter de acordo com a loja e o público-alvo. Para isso, é preciso saber qual o tipo do varejo, se é de autosserviço, de balcão, misto, qual a região, o tipo de shopper e de vendedor. Assim, será possível entender porque os clientes irão até o estabelecimento neste carnaval, se será para comprar alimentos para consumir no feriado, roupas ou fantasias, ou ainda acessórios de decoração. A partir daí será necessário preparar os vendedores de acordo com o que a loja pode oferecer a esses clientes: uma compra de preço, como os atacados, de diversidade, como os shoppings e bairros comerciais, ou de emergência, como um mercado ou loja de vizinhança onde se compra alimentos e itens de última hora. No caso de lojas de presentes como roupas, acessórios ou perfumes, por exemplo, recomenda-se trazer mais foco aos itens que estiverem com promoções ou kits prontos, para atender os consumidores que querem economizar dinheiro ou tempo.
2) Deixar a loja física atrativa para seu consumidor
Com o Dia das Mães, ainda que o varejo invista na divulgação da sua marca e de seus produtos de forma digital e externa, é necessário dar a devida importância ao ponto de venda. Afinal, estamos em um momento em que muitas pessoas já voltaram a realizar compras físicas. Segundo pesquisa do Ibevar, este ano deverá ter um aumento de compras físicas, cerca de 27% acima do ano anterior, sendo 31% em shoppings e 24% em lojas de rua. "Uma dica para atrair a atenção para a loja física é realizar decorações que remetem ao Dia das Mães como corações vermelhos e imagens maternas, proporcionando um ambiente afetivo ideal para a data. Isso faz com que o comércio se aproxime dos clientes e aflore seu desejo de presentear as mulheres que são tão importante em sua vidas", afirma André Romero, diretor da Allis Comunicação.
3) Faça promoções alinhadas com o feriado
Em datas comemorativas, principalmente em tempos difíceis com preços altos onde a concorrência aumenta ainda mais, uma das principais estratégias das lojas é fazer promoções para gerar vendas. No Dia das Mães essa necessidade é ainda maior, já que é a segunda data comercial mais movimentada do ano, depois do Natal. Portanto, para incentivar as compras, é possível oferecer produtos com preços reduzidos, cupons de descontos e brindes. "Ainda assim, é preciso ter cuidado na hora de reduzir os valores dos produtos, para que não se tenha prejuízos por querer atrair mais clientes. Faça as promoções de modo que ainda haja algum lucro e não foque em produtos que não sejam atrativos para o seu público-alvo, que nesse caso, seriam os voltados ao público masculino", aconselha André.
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