Enquanto corruptoS continuam livreS, aposentados e pensionistas do INSS correm atrás do prejuízo
- Gilson da Gama Barcellos
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 04/06/2025
Por Redação GBNEWS

Atendimento começou na última sexta-feira, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
No dia 21 de abril uma emissora de rádio divulgou as investigações da Polícia Federal sobre a corrupção instalada no INSS, roubando nos últimos anos aposentados e pensionistas. Até agora ninguém foi preso e as vítimas correm atrás do prejuízo. O ministro da Previdência presidente nacional do PDT Carlos Lupi não aguentou a pressão e pediu para sair. O então presidente do instituto foi exonerado.
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS em todo o país já foram atendidos pelos Correios até esta terça-feira, 3 de junho, para averiguar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.
Esse atendimento começou na última sexta-feira, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente.
Para encontrar uma agência dos Correios que faça esse atendimento, a pessoa pode consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135.
No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço de sábado (31/5). Apenas 60 mil confirmaram os débitos.
A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.
SEGURANÇA – A parceria entre INSS e Correios prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
Consultar se houve algum desconto em seu benefício
Contestar descontos não autorizados
Confirmar se algum desconto foi autorizado
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
Analisar documentos enviados por associações
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
GOLPES — Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.
Kommentarer